Na tarde desta quinta-feira (21), foi realizada, no Clube dos Oficiais da Polícia Militar, a solenidade de cerimônia de posse da nova diretoria do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMG), com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

Na oportunidade, foi apresentada a nova equipe de gestão, que terá como presidente o desembargador Jadir Silva; o desembargador James Ferreira Santos como vice-presidente; desembargador coronel PM Sócrates Edgard dos Anjos permanecerá como corregedor, e o desembargador Fernando José Armando Ribeiro será o novo ouvidor. A juíza Daniela de Freitas Marques, que tem mandato de dois anos à frente da Ouvidoria da Mulher, segue no cargo, e o desembargador Fernando Galvão assumirá a direção da Escola Judicial Militar.

Em seu discurso de posse, o desembargador Jadir Silva ressaltou a importância da Justiça Militar na manutenção da ordem, da hierarquia e da disciplina das instituições militares. “As Justiças Militares Estaduais, as Polícias Militares Estaduais e o Corpo de Bombeiros Militar estaduais são essenciais ao sistema de defesa social, sendo vistas como irmãs siamesas, uma não existiria sem a outra. Sem a PM e o CBM, a Justiça Militar perderia seu objeto, a sua razão de existir; ao mesmo tempo, sem a Justiça Militar, a PM e o CBM seriam desmantelados em um curto espaço de tempo”, analisou.

O vice-governador de Minas Gerais, professor Mateus Simões, falou sobre a importância da figura do magistrado em sua formação como docente, e ressaltou o papel silencioso que a Justiça Militar tem para ajudar na promoção da segurança pública.

“Aqueles que andam pela rua não percebem e nem compreendem o papel que a Justiça Militar tem na garantia daquela que é a melhor Polícia Militar e melhor Corpo de Bombeiros Militar do Brasil”, refletiu. “Eu tenho a impressão de que fazer um trabalho quase silencioso acaba sendo a missão desses homens e mulheres que se colocam aqui, na condição difícil de garantir com que essas instituições – PMMG e CBMMG – continuem sendo motivo de orgulho e de honra”, completou o vice-governador.

Texto adaptado: TJMMG