O 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM) participou, nesta manhã, de uma simulação de salvamento veicular realizada na Escola de Enfermagem da UFMG, em Belo Horizonte, como parte da programação da Semana Nacional do Trânsito. A atividade contou com a parceria do Samu-BH, Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte, Sejusp-MG, Detran-MG, CET e UFMG, reunindo cerca de 400 pessoas entre estudantes, profissionais da saúde e público em geral.

No exercício, foi reproduzido um cenário de acidente automobilístico, permitindo que os presentes acompanhassem as técnicas de desencarceramento, atendimento à vítima e a atuação integrada dos órgãos envolvidos.

Para o tenente Silva Neto, que comandou as ações do CBMMG, “esse tipo de simulado tem um impacto significativo. Ao presenciar de perto o trabalho das equipes, o público entende a gravidade de um acidente e reconhece a importância de adotar atitudes responsáveis no trânsito.”

Além de demonstrar a complexidade e o profissionalismo do trabalho das equipes de resgate, a iniciativa teve como objetivo conscientizar a população sobre os riscos no trânsito e reforçar a necessidade da adoção de comportamentos preventivos. Respeitar as leis de circulação, dirigir com responsabilidade e atentar-se à segurança são atitudes fundamentais para reduzir acidentes e preservar vidas.

Todos os anos, o Corpo de Bombeiros Militar atende a mais de 20 mil ocorrências envolvendo acidentes de trânsito em todo o estado e mais de 80 mil nos últimos quatro anos. A campanhas de conscientização junto às comunidades fortalecem a prevenção e reasseguram o compromisso com a preservação de vidas e com a promoção de um trânsito mais seguro para todos.