Foi realizado de 23 a 25 de maio, em Brasília, o Seminário Nacional de Preparação do Setor Saúde para a Estação Queimadas 2022, organizado pelo Departamento de Saúde Ambiental, do Trabalhador e de Vigilância das Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde.

O evento contou com a participação de representantes das Secretarias Estaduais Saúde de todas as regiões do país, além da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros Militar e de pesquisadores nacionais e também dos Estados Unidos, Austrália e México. Entre os assuntos tratados estão os impactos na saúde causados pelas queimadas e incêndios florestais, as estratégias de comunicação de risco nessas ocorrências, a atuação da Vigilância em Saúde do Trabalhador em Situação de Queimadas e a organização do SUS para enfrentar tais sinistros.

Além da troca de conhecimento entre profissionais, o encontro também motivou a elaboração de planos de ação para enfrentamento às queimadas em 2022 no âmbito do Estado e das respectivas regiões. Tais planos têm o objetivo de contribuir para a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de doenças e agravos, a redução da morbimortalidade, de vulnerabilidades e de riscos decorrentes das queimadas e dos incêndios florestais.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) enviaram representantes da Vigilância em Saúde Ambiental, Vigilância em Desastres (Vigidesastres) e Vigilância em Saúde do Trabalhador. O estado mineiro representou a Região Sudeste na apresentação de resultados da Oficina de Elaboração do Plano de Ação Regional para Enfrentamento às Queimadas em 2022.

 

Para assistir o evento realizados, acesse os links abaixo:

Segunda-feira (23)    https://www.youtube.com/watch?v=SD1xpez1pqY

Terça-feira (24)         https://www.youtube.com/watch?v=BgO_LI1d2w0

Quarta-feira (25)       https://www.youtube.com/watch?v=MksG8goZsMo