CBMMG participa de lançamento da campanha de prevenção aos incêndios florestais

Início / Notícias Criado em: 13-07-2021 às 16h:51

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) participou, nesta manhã (13), do lançamento da campanha do Governo do Estado sobre prevenção aos incêndios florestais para o ano de 2021. O evento oficial ocorreu no Parque Estadual Serra do Rola Moça, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Além do Corpo de Bombeiros, representado pelo comandante-geral, coronel Edgard Estevo da Silva, compuseram a mesa representantes das Secretarias de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa); Instituto Estadual de Florestas (IEF), Polícias Militar (PMMG) e Civil (PCMG) e Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

O coronel Estevo destacou que “a agenda de incêndio em cobertura vegetal é importante em todo o mundo e a estrutura que está sendo montada neste momento demonstra a importância que o Governo de Minas está dando a necessidade de uma resposta adequada a esses incêndios”, argumentou o comandante dos bombeiros. Ele ressaltou ainda que o Corpo de Bombeiros cuida de todos os tipos de incêndios em cobertura vegetal, dentro dos parques estaduais, federais e municipais, campos de pastagens, beira de estrada, lotes vagos e que a prioridade do CBMMG é primordialmente a proteção da vida humana.

Outro ponto importante apresentado pelos bombeiros no lançamento da campanha foi o bom resultado conquistado pela corporação que permitiu que depois de alguns anos conseguíssemos ficar abaixo da mínima histórica, fruto da Operação Alerta Verde, iniciada em março deste ano, que resultou numa redução de 27% dos incêndios em vegetação, em lotes vagos, em comparação aos anos anteriores.

A antecipação do pico de ocorrências de fiscalizações em lotes vagos do mês de junho - onde já existe grande incidência de incêndios - para o mês de março, aumentou efetivamente o potencial de vistorias já realizadas pelas unidades operacionais, diminuindo, por sua vez, a quantidade de possíveis focos no período mais crítico.

Finalizada a Operação Alerta Verde, observou-se o recorde de vistorias e a atuação coordenada das unidades junto ao poder público municipal. Esta ação coordenada, atrelada a antecipação do período de estiagem, proporcionou maior conscientização da população, além de fomentar a cultura de prevenção e incentivar o desenvolvimento de políticas públicas para a limpeza de lotes.

Também foi destacado o investimento do CBMMG nos NIF’s – Núcleos de Incêndio Florestal, cujos treinamentos tem o objetivo de garantir que os militares tenham condições de passar por situações adversas inerentes aos combates a Incêndios Florestais de maiores proporções, bem como realizar o nivelamento de conhecimento, aprimorando das técnicas de Combate a Incêndios utilizadas pelos militares.

Na coletiva de imprensa, o Sr. Francisco Mourão, da Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente (AMDA), destacou a importância do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad) nos combates aos incêndios no Parque Serra do Rola Moça e demais unidades de conservação do estado, otimizando o atendimento e garantindo uma reposta eficaz na proteção do meio ambiente.

Simulação

Com o apoio do Corpo de Bombeiros e brigadistas, foi realizada a simulação de um incêndio no Monumento Natural Estadual Serra da Moeda. A atividade mostrou uma ocorrência de queimada semelhante a outras já ocorridas na região, além de uma queima controlada autorizada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Trabalhos integrados

O enfrentamento ao período de estiagem demanda união de esforços de todos órgãos e parceiros e, através das ações apresentadas, o CBMMG reafirma mais uma vez o compromisso com toda a sociedade mineira de uma Instituição que além de atuar nas atividades de salvamento e socorro à população, tem como objetivo reduzir o risco de desastres.