CBMMG participa de importante reunião da Senasp em Brasília

Início / Notícias Criado em: 28-01-2021 às 16h:23

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) tem se destacado no cenário nacional pela excelente atuação em ocorrências que ganharam notoriedade em todo o mundo, mas a boa articulação da corporação na esfera política também tem colaborado para consolidar a imagem e a força do CBMMG em âmbito nacional.

Há duas semanas, o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Coronel Edgard Estevo da Silva, assumiu a presidência do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom) e já nesta terça-feira (26), participou da primeira reunião com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) como presidente da Ligabom.

O Cel Estevo, Presidente da Ligabom, junto ao Coronel Euller, Comandante-Geral da PM do Estado da Paraíba, atual Presidente do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG-PM/CBM), fizeram a entrega das considerações dos dois órgãos colegiados relativas ao Projeto de Lei Orgânica das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. Na oportunidade, também entregaram ao Ministro da Justiça, André Mendonça, uma placa como forma de materializar o apoio e o agradecimento daquele Ministério ao CNCG.

Num segundo momento da agenda na capital federal, a pauta foi a apresentação aos presidentes dos órgãos colegiados que compõem a Segurança Pública no Brasil. Também tratou do novo projeto da SENASP, denominado PRONAFOR, cujo objetivo é o fortalecimento das instituições de segurança pública, por meio da extinção da subjetividade das ações da SENASP e incremento de ações práticas com criação de câmaras temáticas, compostas por representantes das 5 macrorregiões do país. As macrorregiões participarão diretamente da escolha e especificação de materiais e equipamentos destinados às polícias militares, civis, corpos de bombeiros, entre outros atores. A reunião foi presidida pelo Secretário Nacional de Segurança Pública, Carlos Renato Machado Paim.

CBMMG recebe homenagem da Marinha do Brasil

Nos últimos anos, a corporação tem recebido diversas formas de agraciamento pelos mais importantes órgãos e instituições do país. Um reflexo da atuação racional e efetiva em vários cenários críticos e de ousadas intervenções e participações na esfera política. Nesta quarta-feira (27), o Coronel Edgard Estevo da Silva, Comandante-Geral do CBMMG, foi agraciado com a Medalha Mérito Naval, concedida pela Marinha do Brasil.

A outorga ocorreu na Capitania dos Portos de Minas Gerais, pelo Conselho de Ordem do Mérito de Ordem Naval, durante cerimônia Dia do Marinheiro-PROSUB 2020. A honraria foi entregue pelo Almirante Arthur Fernando Bettega Corrêa, Comandante do Primeiro Distrito Naval.