CBMMG participa de importante evento em Manaus

Início / Notícias Criado em: 25-05-2023 às 16h:28

Aconteceu em Manaus entre os dias 16 a 18 de maio, o evento “Soluções Inovadoras para o Futuro das Cidades”, organizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). A programação é uma ação realizada pelo Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics), que foi elaborada pelo CGEE como parte do projeto CITinova - Planejamento Integrado e Tecnologias para Cidades Sustentáveis do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O evento teve por finalidade principal apresentar, praticar e capacitar gestores públicos de municípios, estados e do governo federal no uso das funcionalidades do observatório voltadas para o desenvolvimento urbano sustentável e conhecerem soluções inovadoras que serão inseridas na plataforma OICs, que é uma ferramenta colaborativa de mapeamento e divulgação de soluções urbanas inovadoras contextualizadas ao território nacional por meio de tipologias de cidades-regiões.

O evento ocorreu na sede do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e contou com a presença da secretária Executiva do CIDES, Cristina Martins, e o Capitão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e coordenador da CIRRD, Daniel Morais.

Na oportunidade foram apresentados os projetos desenvolvidos pelo CIDES, com destaque para a CIRRD. “Participamos do Painel 1, com o tema: “Adaptação por Mudanças Climáticas e Atenção a Desastres. Foi uma grande honra sermos convidados, pois ter a oportunidade de falar da CIRRD e mostrar os trabalhos desenvolvidos na região é uma forma de reconhecimento do nosso programa”.

E na última quinta-feria (25), foi instalada no município de Cachoeira Dourada-MG, a primeira de cinco estações meteorológicas que serão distribuídas nos municípios consorciados ao CIDES e que participam do programa CIRRD. O equipamento, permitirá o acompanhamento das condições climáticas dos municípios em tempo real e de forma remota pelo Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, CIRRD, Corpo de Bombeiros e pelo Coordenador da defesa civil local, e pode contribuir no planejamento urbano da cidade. "Em breve estaremos instalando também em Estrela do Sul, Santa Vitória, Prata e Nova Ponte ou Indianópolis informou o Capitão do Corpo de Bombeiros e Coordenador Técnico da CIRRD." A instalação das estações faz parte do Projeto GEO, uma parceria CIRRD/CBMMG/UFU.