Pautados nos preceitos de prevenção e fortalecimento institucional, militares da Diretoria de Assuntos Institucionais atuaram ativamente em apoio ao evento “Cantata de Natal” promovido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

O evento, idealizado pela Superintendência da Orquestra Jovem e Coral Infantojuvenil do TJMG, ocorre há 09 anos, integrando a agenda de eventos natalinos de Belo Horizonte.

Na atual edição, realizada no último sábado, 280 crianças e adolescentes, posicionados nas sacadas das janelas e escadaria do Museu do IEPHA, na Praça da Liberdade, executaram diversos números musicais rememorando edições anteriores, encantando e renovando o espírito natalino dos expectadores. Devido às fortes chuvas que caíram na noite de sábado, o evento precisou ser encerrado antes do previsto. Ainda assim, o público vibrou com o espetáculo.

Considerando o grande número de participantes do coral e o risco por estarem posicionados fora da cotar zero, militares do Corpo de Bombeiros, utilizando técnicas de nós e amarrações, realizaram a ancoragem de diversas crianças e adolescentes nas estruturas montadas nas sacadas das janelas. Os militares ficaram responsáveis também por fiscalizar toda a montagem do evento, coordenar a equipe de brigadistas e equipe médica contratados para o evento, além de prestar assessoria direta aos organizadores na regularização perante as normas estaduais de prevenção contra incêndio e pânico.

O Desembargador Wagner Wilson, Superintendente da Orquestra Jovem do TJMG ressaltou a grandeza e relevância social do evento e importância do Corpo de Bombeiros para sua realização. “O projeto da Cantata de Natal nasceu de um sonho de dar uma oportunidade para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e este projeto não teria alcançado o sucesso que tem hoje sem o apoio do Corpo de Bombeiros, que tem dado, desde o início do projeto, excepcional atendimento. É uma dívida que o Tribunal de Justiça tem com a Corporação”, destacou o magistrado.

Ressalta-se também a importante e imprescindível participação do Primeiro Batalhão de Bombeiros, que realizou um teste no sistema de hidrantes da edificação a partir do hidrante de recalque, garantindo a operabilidade do sistema hidráulico de combate a incêndio do Museu, além de participar ativamente na prevenção contra incêndio e acidentes durante todo o evento.

Trabalhando em rede, de forma cooperativa e integrada, o Corpo de Bombeiros segue consolidando a proteção pública junto aos diversos órgãos do Estado de Minas Gerais.

Créditos das fotos: ASCOM/COABM - TJMG