A Fundação Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (Faepu) em parceria com a Prefeitura de Uberlândia, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e o Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (Siate), realizou, na última terça-feira (21), a primeira edição do projeto “Guardiões do Coração”. A iniciativa é pioneira em Minas Gerais neste formato e tem o objetivo de ensinar os jovens, de 12 a 15 anos, das escolas da rede municipal, os primeiros passos em um socorro de urgência, como a técnica de Reanimação Cardiorrespiratória (RCP) básica.

Nesta primeira edição, cerca de 200 adolescentes de escolas da Rede Municipal de Ensino participaram da capacitação, que ocorreu no ginásio da Arena Sabiazinho. Os alunos foram distribuídos em grupos para simular a prática de Reanimação Cardiorrespiratória (RCP) básica, incluindo compressões torácicas.

Toda a simulação ocorreu em bonecos e com a presença de profissionais capacitados. Ao final do evento, os adolescentes participantes tiveram uma formatura simbólica, com o recebimento de um boton por serem “Guardiões do Coração”.

“Esse é um evento-piloto e cumpriu seu objetivo! A Direção da Faepu apoiou totalmente na organização e esperamos que ele seja incorporado ao calendário da Secretaria Municipal de Educação. A união das equipes da Prefeitura, o Corpo de Bombeiros, do Siate e da Faepu foram fundamentais para o sucesso do evento”, destacou o Diretor-técnico da Faepu, Adenilson Lima e Silva.