Foi realizado no último dia 10, pela Coordenadoria Intermunicipal para a Redução do Risco de Desastres (CIRRD), em parceria institucional entre o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e o Consórcio Público CIDES, o 1º Workshop de Preparação para o Período Chuvoso 2023/2024.
O evento proporcionou uma valiosa oportunidade para representantes das defesas civis dos municípios consorciados ao CIDES discutirem e ampliarem seus conhecimentos na execução de ações voltadas à gestão de riscos de desastres, além de planejarem estratégias para minimizar os impactos causados pelo período de chuvas intensas.

As atividades ocorreram das 08:00 as 17:00 horas e foram apresentados os seguintes temas relativos ao enfrentamento do próximo período chuvoso destacando-se: “As atividades e ações realizadas pela CIRRD”, “Perspectivas para o próximo período chuvoso (apresentação das previsões e desafios climáticos para a região)”, “Atuação do Centro de Operações Bombeiro Militar - COBOM”, “Monitoramento do clima e emissão de alertas (estratégias de emissão de alerta e comunicação de riscos)”, “Cidades Resilientes MCR 2030 - Boas práticas para Redução do Risco de Desastres no Período Chuvoso no Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro”, “Plano de Ações para o enfrentamento ao período chuvoso (diretrizes, estratégias para a preparação e discussão com os coordenadores das defesas civis municipais)”, “Discussão dos Cenários (atividade interativa)” e “Cartilha e Recursos de Apoio”.

As palestras e atividades foram realizadas por Bombeiros Militares, Geógrafos da UFU (universidade Federal de Uberlândia), representantes do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (SEDEC/MIDR).
O Workshop aconteceu no Auditório do Corpo de Bombeiro Militar, localizado na rua Ituiutaba esquina com a avenida Floriano Peixoto, no município de Uberlândia -MG.
O evento contou com a participação de diversas agências de resposta, tais como PRF, CEMIG, CEDEC, UFU, SAMU, Ecovias do Cerrado, Eco050.
O objetivo principal do evento foi a apresentação do Plano de Emergência Pluviométrica 2023-2024 e promoção e a integração entre os municípios e as agências de resposta a desastres.