O Curso visa capacitar profissionais altamente qualificados para avaliação do desempenho dos cães durante a Certificação Nacional

Militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), especialistas na atividade de Bresc, participam do Curso de Formação de Árbitros para Certificar Cães de Busca, Resgate e Salvamento no estado do Mato Grosso. A participação dos militares na capacitação marca o início de uma jornada significativa, que não apenas moldará o futuro da busca e salvamento canino no Brasil, mas também aprimorará a capacidade técnica de nossas equipes de Busca, Resgate e Salvamento com Cães em todo o país.

Este curso de formação destina-se a indivíduos que têm o compromisso de contribuir significativamente para a segurança nacional, por meio da certificação justa e precisa de nossos parceiros fiéis de Busca e Resgate.

O Curso de Formação de Árbitros, visa capacitar profissionais altamente qualificados que desempenharão um papel crucial na avaliação do desempenho dos cães durante a Certificação Nacional. A participação gera oportunidade para contribuir diretamente com a eficácia das operações de busca e salvamento em todo o país.

O uso de cães em operações de Busca, Resgate e Salvamento desempenha um papel vital tanto no Brasil quanto no mundo. Estas "ferramentas caninas", com seus sentidos aguçados e treinamento especializado, oferecem uma eficácia inigualável em localizar e resgatar vítimas em ambientes complexos, sejam resultantes de desastres naturais ou situações de busca de pessoas perdidas.

O processo de certificação dos cães de Busca, Resgate e Salvamento, garante a qualidade, eficácia e eficiência desses parceiros essenciais nas operações de BRESC.

O Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso (CBMMT é atualmente o estado brasileiro com maior número de cães certificados pela Ligabom e desempenha um importante papel no processo evolutivo e de consolidação da atividade em todo país.

Reconhecendo a importância que a atividade representa para a Cinotecnia nacional, o CBMMG busca capacitar seus Binômios constantemente, visando oferecer o melhor atendimento a toda população em caso de necessidade. Sendo assim, a corporação enviou para buscar conhecimento técnico, três militares que compõem as equipes dos canis do CBMMG.

Participam, portanto do curso, militares de 14 estados, sendo:  CBMMS, CBMCE, CBMERJ, CBMBA, CBMPA, CBMAP, CBMMA, CBMMG, CBMRS, CBMPR, CBMRR, CBMSE, CBMSC e CBMMT. A formação de árbitros ampliará a capacidade de avalição dos cães no Brasil e oportunizará os Binômios a se credenciarem junto a Ligabom para atendimento de ocorrências no âmbito nacional e internacional.