Na última semana, o Grupo Temático Operacional (GTO), de Atendimento a Tentativas de Suicídio (ATS), do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), participou do 23º Curso de Abordagem Técnica a Tentativa de Suicídios, na Escola Superior de Bombeiros, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo, na cidade de Franco da Rocha, em São Paulo.

O curso visa preparar os profissionais militares e civis, de diversas corporações, empresas e agências públicas, para lidar com situações que possam ser encontradas no dia a dia de trabalho destas pessoas. Esta capacitação teve duração de 40 horas e buscou desenvolver uma abordagem técnica e humanizada para atendimento em situações que envolvam emergências psicológicas.

Como forma de trocar experiências, ampliar o conhecimento e nivelar as técnicas de ensino e doutrinas operacionais, 05 militares do GTO de ATS do CBMMG apoiaram o curso. Os militares participaram das aulas teóricas e práticas e também como avaliadores dos discentes, trocando conhecimentos e experiências com os outros 28 participantes.

Também participaram do curso bombeiros militares do estado do Paraná, de São Paulo e do Rio Grande do Sul, além de profissionais do Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências (GRAU – SP), SAMU, Metrô de São Paulo, Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Guarda Municipal de Mairiporã e profissionais de saúde como médicos, psicólogos.

"Se você está passando por problemas emocionais ou conhece alguém, procure ajuda, inclusive pelo centro de valorização da vida (CVV), por meio do número 188."