Na primeira semana de outubro, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), participou da 129ª edição do Congresso Nacional dos Bombeiros Franceses, na cidade de Toulouse, no sul da França. O evento foi organizado pela Federação Nacional dos Bombeiros Franceses, uma associação criada para representar os interesses dos sindicatos de bombeiros civis e dos bombeiros voluntários no país.

Além do congresso, foi organizada uma mostra de veículos, equipamentos e tecnologias do setor da segurança civil e interna, que podem ser utilizados nos diversos serviços de bombeiros. Os destaques da mostra foram os veículos elétricos, robôs de combate a incêndio e a utilização da inteligência artificial na análise de cenários e na formação de bombeiros.

No centro da cidade de Toulouse, o serviço de bombeiros municipal realizou uma mostra com exposição de viaturas antigas, apresentação de técnicas de salvamento e oficinas que ensinam às crianças e adolescentes primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos.

A França possui duas categorias de serviços de bombeiros, o militar (subordinado ao Ministério da Defesa) e o civil (subordinado às Prefeituras Municipais e supervisionado pelo Ministério do Interior). O serviço de bombeiro militar é organizado em Unidades do Exército, Marinha e Aeronáutica que atuam em Paris e na região metropolitana da Capital. O serviço de bombeiro civil é composto por profissionais (assalariados das prefeituras e indústrias) instalados nos grandes centros das regiões metropolitanas do interior do país e por voluntários (remunerados em virtude do emprego) que atuam nas pequenas cidades do interior.

O Subdiretor de Atividades Técnicas, tenente-coronel Paulo Eduardo Santiago Mesquita, representou o CBMMG nesse evento, destacando sua importância: “foi uma oportunidade de aprender sobre o formato francês de organização do serviço de bombeiros, além de conhecer equipamentos e viaturas utilizados no continente europeu, bem como observar as tendências internacionais de evolução que podem ser incorporadas à realidade do CBMMG”.