Na manhã de ontem (29), em evento ocorrido na Fundação João Pinheiro, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerias (CBMMG), na pessoa da chefe do Estado-Maior, Coronel Daniela Lopes Rocha da Costa, participou da assinatura do Protocolo de Intenções entre o Governo de Minas Gerais e a Fundação Pitágoras para a implantação do movimento Mutirão das Árvores no Estado de Minas Gerais.

O Mutirão das Árvores é um movimento que tem como propósito incentivar a preservação e a restauração ambiental por meio de uma grande aliança intersetorial que reúne e potencializa as forças do Governo, empresas e organizações do terceiro setor, mobilizando toda a sociedade em torno da causa do plantio de árvores, com o objetivo de promover a restauração e a educação ambiental.

Para celebrar a iniciativa, uma muda de quaresmeira foi plantada pelo governador Romeu Zema, pela secretária da Seplag, Luísa Barreto, e pelo professor Evando Neiva, fundador da Fundação Pitágoras e líder do Mutirão das Árvores, na Fundação João Pinheiro (FJP).

A meta é plantar 100 milhões de árvores em Minas Gerais e 1 bilhão em todo o Brasil até 2032, respeitando as especificidades de cada bioma. A proposta é que cada Estado, de acordo com o seu ritmo e disponibilidade, possa plantar a quantidade de árvores em número proporcional ao tamanho de sua população.

O CBMMG participou como um dos signatários do protocolo, no propósito de fazer com que Minas Gerais seja uma referência para os outros Estados, no que diz respeito à efetividade, agilidade e robustez das iniciativas de plantio. O Protocolo de Intenções entrou em vigor a partir de sua assinatura dos partícipes e terá duração de 24 meses. O prazo de vigência poderá ser prorrogado mediante Termo Aditivo devidamente assinado pelos partícipes.

Fotos: Diego Vargas/Seapa MG