Na última semana, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), participou da 21ª edição do Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom), na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, juntamente com representantes dos Corpos de Bombeiros de todos os estados brasileiros.

O Senabom, maior evento de Bombeiros Militares da América Latina, tem por objetivo o incentivo aos trabalhos acadêmicos profissionais, o acesso às novas tecnologias utilizadas no atendimento às emergências e aos equipamentos de última geração, além da troca de experiência entre organizações governamentais e não governamentais que tem como foco os diversos tipos de atendimentos de bombeiros.

Durante o evento, ocorreram diversas palestras científicas e workshops, com convidados técnicos e especialistas, rodadas de negócios, reuniões do Conselho Nacional de Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom) compostos pelos comandantes-gerais dos Corpos de Bombeiros, exposições na Feira Internacional de Prevenção de Incêndios e Emergências (FIPIE) e no Simpósio de Integração e Inovação em Segurança Contra Incêndio (SIS), além do 6º Desafio Nacional de Salvamento Veicular, uma certificação de cães de busca e resgate e da tradicional prova Bombeiro de Aço.

Alguns trabalhos científicos foram apresentados por representantes do CBMMG, durante o evento: o major Kleber Silveira de Castro do Comando Especializado de Bombeiros (CEB), explanou sobre a análise de benchmarking em Gestão de Desastres e propôs uma discussão sobre a criação de normas de segurança para residências unifamiliares, visando aprimorar a segurança dos ocupantes através de regulamentações mais robustas. Já o capitão Haendell Luiz Silva Costa do 5º BBM, ministrou uma palestra sobre prevenção e combate à incêndios florestais, com uma discussão sobre a utilização de imagens de satélite para a medição de áreas queimadas. Ambas as apresentações demonstram o avanço na gestão eficaz de desastres e na preparação para emergências, pilares essenciais para a Proteção e Defesa Civil.

Os trabalhos foram apresentados em um palco especial do SIS, e um palco 360 do Senabom, permitindo uma experiência imersiva e interativa com os participantes. Esta configuração inovadora facilitou um engajamento produtivo com o público, ressaltando a importância da transferência de conhecimento e colaboração entre os profissionais da área e a comunidade acadêmica. Além dos trabalhos apresentados, o CBMMG se fez presente em todos os Comitês do Ligabom, momento importante para trocar experiências profissionais, acadêmicas e boas práticas de trabalho.

Bombeiro de Aço

Mais uma vez, o Senabom sediou a tradicional competição Bombeiro de Aço. Neste ano, o CBMMG foi representado por cinco militares: major Pessoa da 1ª Cia Ind, tenente Elton Assumpção do EMBM5, sargento Sidicrei Jacovine do 4º BBM, sargento Rodrigo Brandão da 2ª Cia Ind e sargento Da Silva do 3º BBM. A prova exige diversas habilidades físicas como agilidade, resistência e força.

O CBMMG subiu ao pódio três vezes, representado pelo ten Assumpção na terceira colocação da categoria de 36 a 40 anos, o sargento Jacovine na segunda colocação da categoria 46+ e o sargento Brandão na segunda colocação da categoria de 41 a 45 anos.

Salvamento Veicular

Na edição deste ano, a equipe do CBMMG conquistou o primeiro lugar no 6° Desafio Nacional de Salvamento Veicular, momento importante que marcou a primeira vitória da instituição na história da competição. Nesse desafio, 14 equipes de todas as regiões do Brasil, realizaram uma prova de atendimento a vítimas de sinistros veiculares, em simulações de alta complexidade, que exigiram muita técnica e conhecimento por parte dos competidores.

A equipe mineira se destacou conquistando 6 troféus, sendo composta pelos seguintes militares: tenente Elen Carvalho da DAI, tenente Felipe Nunes da ABM, tenente Jaqueline dos Santos, cabo Marco Túlio Guerra e soldado João Marcos Bozzi do Bemad, sargento Radson Paccelli e sargento Luiz Eduardo Pimentel do 4º COB.

Com o resultado alcançado, a equipe mineira está classificada para participar do Desafio Mundial que ocorrerá em Portugal no segundo semestre de 2024.

O comandante-geral do CBMMG, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, esteve presente em todos os dias do evento, participando também das reuniões do Ligabom. Ressaltou o orgulho da participação mineira no seminário nacional, pontuou as vitórias do CBMMG nas disputas e a conquista de uma vaga em competição internacional, colocando definitivamente Minas Gerais no cenário seleto de competidores.

Eventos dessa natureza criam oportunidades na busca de novos conhecimentos, uma vez que congregam as mais recentes tecnologias, produtos, serviços, experiências, além de ampliar e fortalecer a rede de contatos, fatores que contribuem para o aperfeiçoamento de habilidades e o desenvolvimento profissional.