CBMMG orienta a população sobre a utilização do número de emergência 193

Início / Notícias Criado em: 31-05-2021 às 16h:33

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) preparou algumas orientações para a população com o intuito de otimizar o atendimento via número de emergência 193. 

A corporação entende que o solicitante se encontra em apuros ao solicitar os Bombeiros via 193, contudo, orienta a sociedade quanto a maneira eficiente de utilização do número de emergência. 

A primeira orientação dos bombeiros é que o solicitante mantenha a calma no momento da ligação, para que seja possível a realização da coleta de dados da melhor formal. Caso o solicitante esteja muito nervoso, peça o apoio de alguém próximo à ocorrência para ligar no 193. 

Inicialmente, o nome e o número de telefone do solicitante devem ser informados à central dos bombeiros, pois se houver algum problema durante a ligação, é possível retornar a chamada para o solicitante.  Lembrando que a ligação para o 193 é gratuita.

É importante que o solicitante forneça o máximo de informações possíveis da ocorrência para que a corporação possa enviar todo o recurso necessário para solucionar o problema. 

A confirmação do endereço é primordial, incluindo o nome da cidade. Pois, nossas centrais 193 são regionais, atendendo várias cidades próximas. O bairro, rua e número devem ser informados e, se possível, indicar algum ponto de referência próximo ao local da ocorrência. 

Com essas informações, o despachante já realiza o empenho dos bombeiros, que iniciam seu deslocamento para a ocorrência.  

Informamos a população que os bombeiros que trabalham na nossa central de atendimentos 193 não serão os mesmos militares que irão se deslocar para a ocorrência. Essa informação é importante, pois enquanto os bombeiros iniciam o deslocamento para o local da ocorrência, o atendente poderá dar algumas orientações para o solicitante via telefone, sem atraso ou prejuízo para o deslocamento.  

Essas orientações repassadas pela central 193 são de extrema importância e têm o intuito de cooperar para o êxito da ocorrência. Em alguns casos, como engasgo de recém-nascido, por exemplo, são dadas orientações por telefone para que o solicitante realize os procedimentos de desobstrução das vias aéreas do bebê, salvando assim uma vida. 

Por fim, ressaltamos que não sabemos quando o acidente irá acontecer. É um evento imprevisível. Por isso, orientamos que você compartilhe essa informação com pessoas do seu convívio: familiares, vizinhos, colegas de trabalho, grupos de amigos; para que todos saibam como agir em caso de emergência. Já atendemos ocorrências em que crianças ligaram para a nossa central, devido a impossibilidade dos responsáveis. 

 

Em caso de emergência, ligue 193. Esse número salva vidas. 

 

Bombeiro Militar, o amigo certo nas horas incertas.

Colaboração: soldado Geraldo Rocha/ 2º Pel Ituiutaba