CBMMG na Semana Nacional do Trânsito

Início / Notícias Criado em: 23-09-2020 às 18h:02

De acordo com um levantamento feito pelo governo do estado, Minas Gerais tem a maior malha rodoviária do Brasil, equivalente a cerca de 16% do somatório de rodovias estaduais, federais e municipais de toda a malha viária existente no país. No estado, são 272.062,90 km de rodovias.

O gigantismo da extensão de nossas estradas, a peculiaridade geográfica e a conduta imprudente dos motoristas tornam nossas vias repletas de riscos e mais suscetíveis a acidentes. Razões que levam o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) a se engajar na campanha Nacional do Trânsito, que acontece todo ano entre os dias 18 e 25 de setembro.

O tema definido oficialmente pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) para a campanha Educativa de Trânsito de 2020 é "Perceba o risco, proteja a vida", que chama a atenção sobre os perigos no trânsito, bem como outros riscos à saúde do cidadão. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da mudança de atitude, evidenciando que cada um é responsável pela segurança de todos. Espera-se que as pessoas adotem novos comportamentos, valorizando a vida e, assim, seja possível reduzir o elevado número de lesões e de mortes causadas pelos acidentes de trânsito no Brasil.

Entre janeiro e dezembro de 2019, o Corpo de Bombeiros atendeu 26.393 ocorrências relacionadas a acidentes de trânsito em todo o estado. Neste ano, até o mês de agosto, o CBMMG atendeu 15.416 ocorrências de acidentes de trânsito em toda a Minas Gerais. Números expressivos que comprovam o quanto nossas estradas podem ser perigosas. Infelizmente, em boa parte dos acidentes, as vítimas morrem imediatamente devido ao forte impacto da colisão.

Por isso, é sempre bom lembrar de algumas dicas que fazem toda a diferença no trânsito:

Adultos

- Não use celular ao volante;

- Use sempre o cinto de segurança;

- Jamais dirija se tiver ingerido bebida alcoólica,

- Respeite as leis de trânsito e os limites de velocidade;

- Respeite a distância de segurança para com o veículo da frente;

- Faça a manutenção preventiva do veículo;

- Pista molhada exige atenção e velocidade moderada. Reduza a velocidade e aumente a distância para o veículo da frente;

- Conduza seus filhos à escola ou entregue-os a pessoa de confiança;

- Nunca esqueça de travar as portas e manter os vidros do seu automóvel sempre fechados;

- Ao transportar crianças, coloque-as no banco de trás. Crianças de até 7 anos e meio deverão ser transportas em cadeirinha, bebê conforto ou assento de elevação, de acordo com faixa etária;

- Na volta as aulas, colabore com a fluidez do trânsito e a segurança de seu filho.

Crianças

- Ande nas ruas que tenham calçada, pois elas oferecem maior segurança;

- Sempre atravesse a rua na faixa de pedestre. Antes de atravessar, pare afastando do meio-fio e aguarde o momento seguro;

- Não brinque na rua, ela é lugar de veículos;

- Tome cuidado ao passar por locais de entrada e saída de veículos;

- Formar grupos nas calçadas tumultua o trânsito de pedestres e veículos;

Evite ir e voltar sozinho da escola. Caso seus pais não possam ir com você, procure a companhia do seu melhor amigo;

- Tudo na vida tem sua hora, inclusive dirigir automóveis e motos. É proibido por lei, menores de idade conduzir veículos, além de ser arriscado.