O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) é uma das instituições que mais atuaram em missões fora do Brasil e as experiências vividas em outros continentes agregaram conhecimentos importantes que estão sendo implementados na corporação, com o objetivo de proporcionar aos nossos militares condições de atuar em qualquer missão do mundo com soluções próprias, sem onerar a quem demanda ajuda.
Com base na estruturação logística de resposta a desastres, o CBMMG, por meio do Batalhão de Emergência Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad), tem desenvolvido um trabalho de criação e implemento de logística própria, seguindo critérios internacionais de operações humanitárias, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Uma das etapas de desenvolvimento deste trabalho é a capacidade de resposta à desastres com uma Base de Operações padronizada, com autonomia de operação e permanência durante o atendimento e resposta a desastres, como ocorrido na participação em eventos marcantes no histórico do CBMMG (Operações Moçambique, Haiti, Turquia e mais recentemente no Canadá).
O major Heitor de Aguiar Mendonça, subcomandante do Bemad destacou a relevância do exercício: “o exercício de mobilização visa o aprimoramento logístico da estrutura de resposta a desastres em todo o território mineiro. Procuramos seguir os padrões internacionais de excelência utilizados por equipes de busca e resgate urbanos em todo o mundo. A base de operação é considerada autossuficiente, todos as instalações e equipamentos são dimensionados para uma rápida mobilização. Assim, o CBMMG se posiciona cada vez mais de forma efetiva no atendimento à população mineira.”
O acampamento
Para aferir a capacidade de resposta do CBMMG nos padrões internacionais, uma equipe composta por 42 militares participaram de um exercício de mobilização (MobEx), entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, em que toda a estrutura logística de autossuficiência de resposta a desastres foi montada nas estruturas da Academia de Bombeiros Militar.
Durante o MobEx, o atendimento de ocorrências e demandas ordinárias do Bemad foram gerenciadas a partir da Base de Operações, composta por posto de comando, sala de reuniões, refeitório, posto médico, almoxarifado, alojamentos, área de cães, palco de equipamentos, áreas de descontaminação, bem como instalações para banho e higiene pessoal.
Importância da atividade
Durante as várias missões em outros países ou outros estados, o CBMMG tem buscado oferecer ajuda demandando o mínimo possível de quem está vivenciando os desastres. Fato que ocorreu em 2019 na missão Moçambique quando os militares embarcaram levando água potável, ração militar, equipamentos e até viaturas para o deslocamento em solo africano. Em 2021, na missão Haiti, os militares tiveram que improvisar a instalação de purificadores de água potável nas comunidades e também para o uso próprio já que a cidade havia sido devastada por furacões. Já neste ano, os bombeiros militares que atuaram na Turquia enfrentaram temperaturas negativas, o que impediria o trabalho dos militares se não possuíssem a vestimenta com o que há de mais moderno para que não sofressem hipotermia.
Agora, a corporação avança mais uma fase e constrói uma base inteira com logística e tecnologias móveis, capazes de serem adaptadas de forma efetiva em qualquer terreno e natureza de desastre, ofertando à população os procedimentos mais atualizados no que se refere a gestão na resposta a desastres em Minas, no Brasil e além de suas fronteiras.