CBMMG ministra capacitação de operações em altura para alunos do COESP

Início / Notícias Criado em: 12-07-2021 às 15h:37

Foi iniciada nesta manhã (12), na Academia de Bombeiros Militar (ABM) em Belo Horizonte, uma capacitação de Salvamento em Altura para 26 alunos do Curso de Operações Especiais da Polícia Militar de Minas Gerais (Coesp), com a participação também de alunos das PM’s do Maranhão e do Amazonas.

O módulo de Altura do Curso de Operações Especiais será de 40 horas/aula, entre os dias 12/07 a 15/07, com o objetivo de preparar os policiais militares do Coesp para atuar em intervenções em qualquer tipo de ambiente e terreno, considerando a atividade especializada que desempenham e peculiaridades da missão.

As técnicas são fundamentais para solucionar com segurança e efetividade ocorrências fora do nível do terreno, ou seja, fora da “cota zero”. O treinamento proporciona ainda condições de atuar sob estresse em local incomum ao ser humano.

Entre as principais técnicas, os militares terão a oportunidade de:

- Reconhecer e aplicar os princípios e critérios de segurança das operações de altura;

- Estar apto para atuar com confiança e segurança nas situações em que se encontre fora da cota zero;

- Reconhecer e saber utilizar corretamente equipamentos básicos da atividade de altura;

- Estar adaptado a exposição fora da cota zero bem como realizar atividades em altura com segurança e estabilidade emocional;

- Reconhecer e executar nós, amarrações e enrolamentos de corda básicos. - Reconhecer e confeccionar sistemas de ancoragem seguros;

- Reconhecer e confeccionar equalizações diversas. - Reconhecer, confeccionar rotas de rapel.

Para o coordenador do curso, tenente Roger Tauschek Berger Oliveira, “o treinamento, que já foi oferecido em outros anos, os capacitará para agir em atividades específicas da polícia, como também em operações conjuntas com o Corpo de Bombeiros em situações que envolvam arma de fogo, por exemplo”, explicou o oficial.