CBMMG lança Plano Integrado de Preparação e Respostas aos Incêndios Rurais

Início / Notícias Criado em: 27-07-2021 às 16h:49

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) trabalha com um atendimento amplo aos incêndios em vegetação que contemplam todos os tipos de cobertura vegetal: dentro dos parques estaduais, federais e municipais, beira de estrada, lotes vagos e zonas rurais.

Para cada cenário, no entanto, é necessário um planejamento específico, como é o caso das áreas rurais, em que o comportamento do homem do campo é determinante para evitar a disseminação de práticas que podem culminar em queimadas fora de controle.

O Plano Integrado de Preparação e Resposta aos Incêndios em Áreas Rurais (PIIR) nasce da preocupação do CBMMG e da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) em relação aos incêndios em áreas rurais e a delimitação de ações para reduzir esse tipo de ocorrência.

Diante da premente necessidade, a corporação montou um grupo de estudos para traçar um plano de enfrentamento e redução ao risco de desastres nessas áreas, conforme anunciado no lançamento do Plano de Resposta para incêndios Florestais em 2021, no dia 13 de julho no Parque Estadual Serra do Rola Moça.

As regiões do Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas Gerais formaram a zona de estudo, planejamento e emprego experimental do PIIR, integrando os esforços de prevenção, preparação, resposta, investigação e recuperação a partir de ambas as agências.

Os principais objetivos do Plano, que serão gerenciados pelo 12º Batalhao de Bombeiros Militar (12ºBBM) com o apoio de outras unidades da corporação, consistem em mapear as áreas que têm sido afetadas pelos incêndios rurais; promover ações conjuntas de prevenção aos incêndios rurais e difundir conhecimento acerca das práticas seguras de combate às populações afetadas.

Eixos principais de atuação

- Aumentar a resiliência das comunidades;

- Reduzir a incidência dos incêndios;

- Melhorar a eficácia e eficiência das ações de combate;

- Recuperar e reabilitar ecossistemas e comunidades em cenários pós incêndio e;

-  aproximar o estado e o cidadão do campo, cooperando para uma atuação mais eficiente no âmbito dos incêndios rurais.

Tendo em vista que o período de estiagem está previsto como severo para Minas Gerais, o CBMMG e a Seapa trabalharão juntos para aumentar o estado de atenção e a mobilização de esforços para as atividades de prevenção e combate aos incêndios em espaços naturais, quais sejam as Unidades de Conservação da Natureza ou propriedades rurais - públicas e privadas.