O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou nesta terça-feira (28), o lançamento oficial das Estratégias de Preparação e Enfrentamento ao Período Chuvoso 2025/2026, juntamente com a formalização de uma Manifestação de Interesse de Cooperação com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), fortalecendo ainda mais as ações integradas de prevenção e resposta a desastres no estado.
Prestigiaram o evento, Maissa Ludymilla Carvalho Pontes, meteorologista do Centro de Inteligência em Defesa Civil (Cindec) e Renata Maria de Araújo, superintendente de Qualidade Ambiental e Mudanças Climáticas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), que ministraram respectivamente palestras com as temáticas: Entendendo o Período Chuvoso em Minas Gerais e Índice Mineiro de Vulnerabilidade Climática, demonstrando que a integração entre Agências é fundamental para otimizar as respostas e fortalecer a capacidade de antecipação e ações coordenadas, visando construir uma Minas Gerais mais resiliente aos eventos climáticos extremos.
Estratégias robustas para um período chuvoso mais seguro
O lançamento das estratégias para o período chuvoso em formato híbrido (presencial e on line), contou com a participação de aproximadamente 160 militares lotados em todas as Unidades Operacionais do CBMMG, demonstrando o caráter abrangente e participativo da iniciativa. O principal objetivo das estratégias é potencializar as ações do CBMMG voltadas à preparação e resposta aos eventuais danos causados pelas chuvas, levando sempre em consideração as características regionais.
A preparação do CBMMG para o período chuvoso é uma estratégia projetada para proteger a vida e o patrimônio da população mineira por meio de ações preventivas com o engajamento e capacitação da comunidade local, através de simulados e treinamentos, por exemplo.
Parceria histórica com a Cedec
No mesmo dia, consolidando um compromisso com a cooperação interinstitucional, o CBMMG e a CEDEC, representados pelo Coronel BM Moisés Magalhães de Sousa (Chefe do Estado-Maior) e Coronel PM Paulo Roberto Bermudes Rezende (Chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual de Defesa Civil) assinaram uma histórica Manifestação de Interesse. Esta Manifestação é um divisor de águas, pois permitirá que doravante o CBMMG integre todas as 19 (dezenove) Regionais de Defesa Civil (REDEC) do estado.
Essa integração estratégica representa um fortalecimento sem precedentes na coordenação e resposta a desastres em nível regional, otimizando o fluxo de informações, a alocação de recursos e a execução de planos de contingência em todo o território mineiro. A colaboração reforçará a capacidade de antecipação e ação coordenada diante de eventos extremos, refletindo o compromisso conjunto em proteger vidas e patrimônios.
O chefe do Estado-maior e subcomandante do CBMMG, coronel Moisés Magalhães de Sousa, se referiu à iniciativa como um marco no avanço significativo para a missão de servir e proteger.
"As estratégias para o período chuvoso refletem nossa dedicação contínua à inovação e à preparação, enquanto a Manifestação de Interesse com a Cedec simboliza a força da união e da colaboração. Juntos, seremos mais eficazes na redução dos riscos e nas respostas às emergências, garantindo uma Minas Gerais mais resiliente."
A sinergia entre o planejamento do CBMMG e das Redecs reafirma a importância de estreitar laços entre as instituições para que possa ser realizado um alinhamento estratégico que tem como objetivo fundamental salvar vidas.