O período chuvoso nem acabou, mas o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) já iniciou algumas ações visando o período de estiagem que começa em maio. Mais de 250 militares do Curso de Formação de Soldados participam durante toda esta semana de uma instrução sobre incêndios florestais no Parque Estadual Serra do Rola Moça.

No ano passado, de janeiro a dezembro, o Corpo de Bombeiros atendeu a 20.741 ocorrências de incêndio florestal em todo o estado. Sendo que destes, 8.601 foram combatidos em lotes vagos, o que mostra a ação criminosa de incendiários no perímetro urbano. Uma das formas de coibir esse comportamento é fomentar as denúncias e investir em campanhas educativas e na conscientização da sociedade.

Atrelado a essas ações, o planejamento antecipado e a preparação são essenciais para alcançar êxito nas missões de combate. Por isso, o CBMMG começou nesta semana um trabalho de capacitação com os alunos do CFSd, visando a qualificação dos miliares e a suplementação de efetivo na temporada das queimadas.

Considerando as restrições impostas pela pandemia, as aulas ocorrem na Serra do Rola Moça, ao ar livre, respeitando o distanciamento, quantidade reduzida de militares por turma, higienização dos equipamentos e demais protocolos de enfrentamento à covid-19.

O treinamento consiste na execução de técnicas de aceiro, combate a incêndio em vegetação, identificação e apresentação do parque. Outro aspecto importante da capacitação é a instrução sobre como o militar deve se portar em terrenos acidentados e de difícil locomoção, considerando situações que enfrentarão como forte calor e equipamentos como a bomba costal que pesa cerca de 20 quilos.

Os militares também são forjados a aprimorar o condicionamento físico devido às dificuldades impostas pelos treinamentos, fator importante para trabalhar a resistência nas muitas horas de combate.

A ação acontece em parceria com a administração do Parque Serra do Rola Moça, que também irá contribuir com uma palestra para os novos militares, com detalhamentos relevantes sobre as características da unidade de conservação.

A prática da atividade com fogo é feita fora da área de preservação, em vegetação de terrenos adjacentes, momento oportuno em que são reforçados os procedimentos de segurança e a utilização correta dos equipamentos de proteção individual (EPI) como capacete, óculos, máscaras, perneiras, luvas, balaclavas e todos os EPI’s, com fim de oferecer maior proteção ao bombeiro militar.

Essa ação é apenas a primeira de muitas previstas para começar ainda neste mês de fevereiro, antecipando o período de estiagem e preparando os bombeiros militares para uma atuação cada vez mais eficiente.