Nesta segunda-feira (5), o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho e o secretário de Estado de Educação, Igor Alvarenga, visitaram a Escola Estadual Princesa Isabel, no bairro Aparecida, onde em ato simbólico, deram início a gestão compartilhada das escolas cívico-militares em nove instituições de ensino da rede estadual.

O coronel Erlon e o secretário Igor Alvarenga participaram do início das atividades e recepcionaram os alunos de uma das nove unidades de ensino que irão participar deste modelo de gestão compartilhada. O comandante-geral destacou que a confiança e o prestígio da corporação será agregado ao trabalho educacional do estado para aprimorar a educação e reafirmar o civismo. “As escolas cívico-militares têm mostrado benefícios notáveis, como formação de cidadãos responsáveis, melhoria de desenvolvimento acadêmico e diminuição da evasão escolar, especialmente em regiões de vulnerabilidade social. ”, frisou o comandante-geral.

O Governo de Minas anunciou, em 13 de julho de 2023, que dará continuidade ao modelo de escolas cívico-militares em Minas Gerais, nas unidades escolares da rede estadual que atualmente fazem parte do Programa Nacional de Escolas Cívicos-Militares do Governo Federal.

Segundo anúncio feito pelo governador Romeu Zema, as escolas cívico-militares do estado serão mantidas em gestão compartilhada entre Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). “A tradição, a disciplina e o prestígio de uma das instituições mais respeitadas do mundo agora se unem ao trabalho de ensino dos mineiros. Aqui a educação é sempre prioridade”, afirmou o governador.

De acordo com a SEE/MG, o modelo cívico-militar tem se mostrado positivo: a taxa de aprovação nessas escolas aumentou desde que o programa foi implementado, ficando acima de 80%. Além de um aumento significativo na procura de famílias para ingresso dos alunos nessas escolas.

Benefícios da gestão compartilhada

O Corpo de Bombeiros Militar poderá atuar no apoio da gestão das Escolas Cívico-Militares desempenhando diversas funções e trazendo seus valores e princípios alicerçados na disciplina, compromisso, responsabilidade, higidez física, integridade, valorização da vida, responsabilidade social, organização, segurança, prevenção contra acidentes, cultura de autoproteção e resiliência aos desastres.  Os projetos políticos pedagógicos poderão ser desenvolvidos em diversas frentes, tais como:

• Gestão da Disciplina e Comportamento dos Alunos;
  • Realização do Projeto Valores e Cidadania;
  • Realização do Projeto de Segurança contra incêndio e pânico
  • Realização do projeto de disseminação da cultura de prevenção e autoproteção;
  • Realização do Projeto Bombeiros nas Escolas;
  • Realização de capacitação para a Comunidade Escolar: Os Bombeiros Militares podem promover uma forte ligação entre a escola e a comunidade local, envolvendo os pais e outros membros da comunidade em atividades escolares e projetos educacionais;
  • Apoio no monitoramento da Saúde e Bem-Estar dos alunos, incluindo ações de prevenção de vícios e saúde mental.

Prevenção nas escolas

O Projeto Cultura de Prevenção ao Risco de Desastres e Proteção à Vida objetiva incentivar os estudantes a desenvolverem a capacidade de identificar situações de risco e adotar comportamentos/atitudes preventivas e de proteção. Esse estímulo prepara os cidadãos para reagir, de forma mais resiliente, aos desastres que a sociedade está sujeita, tornando-os aptos a solicitar auxílio, prestar informações e apoiar as ações do Corpo de Bombeiros nos cenários dos eventos adversos.

Para isso, assuntos como Prevenção aos Acidentes Domésticos, Acidentes no Trânsito, Afogamentos, Queimaduras, Desastres oriundos do Período Chuvoso, Acidentes com Animais Peçonhentos, Incêndios urbanos e florestais, dentre outros devem ser abordados no Projeto a ser desenvolvidos pelos militares monitores em conjunto com os Professores e equipe pedagógica das ECIM.

A Escola Cívico Militar tem se mostrado uma alternativa eficiente para a melhoria da educação e formação dos alunos para àquelas Instituições que se encontram localizadas em regiões de vulnerabilidade social e baixo IDEB. Elas tem demonstrado uma série de benefícios, incluindo a formação de cidadãos responsáveis, a melhoria do desempenho acadêmico, a redução da evasão escolar e o aumento pela procura de matrículas.

A implantação do Programa das Escolas Cívico Militares também é uma medida importante de combate às desigualdades de oportunidades e à violência e de fomento à formação humana e cívica, além de proporcionar a boa gestão escolar, oferecendo aos jovens alunos a possibilidade de se tornarem protagonistas de suas vidas e cidadãos que desenvolverão seu município, estado e país.

A educação é uma ferramenta poderosa para moldar o futuro, e as escolas cívico-militares desempenham um papel significativo nesse processo, preparando os estudantes para enfrentar os desafios do mundo com confiança e responsabilidade.