O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) deu início, na última segunda-feira (08), à fase presencial do Curso de Formação de Instrutor de Brigadistas (CFIB), referente ao segundo semestre letivo.

O curso, que já teve sua etapa de ensino à distância concluída, segue agora em formato intensivo presencial, contemplando uma carga horária de 214 horas-aula, distribuídas em disciplinas como Atendimento Pré-Hospitalar, Combate a Incêndio Urbano, Combate à Florestal e Produtos Perigosos.

As atividades serão desenvolvidas simultaneamente em diferentes municípios do estado, incluindo Contagem (Academia de Bombeiros Militar/CTP), Barbacena, Juiz de fora e Ipatinga. Ampliando o alcance da formação e garantindo a participação de candidatos de várias regiões de Minas Gerais

O CFIB tem por objetivo habilitar profissionais para atuarem como instrutores credenciados nos cursos de formação de brigadistas, fortalecendo a cultura de prevenção e resposta a emergências em instituições públicas e privadas. Além disso, os concluintes poderão se credenciar como brigadistas junto ao Centro de Atividades Técnicas (CAT), ampliando sua atuação.

Essa fase é fundamental para consolidar o aprendizado teórico e garantir que os futuros instrutores estejam preparados para transmitir, com excelência, conhecimentos que podem salvar vidas”.

Com o início da fase presencial, o CBMMG reafirma seu compromisso em promover formações de excelência, descentralizadas e acessíveis, reforçando o papel estratégico do Corpo de Bombeiros na capacitação de profissionais que contribuem para a segurança da sociedade mineira.