O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou uma solenidade na manhã desta terça-feira (12), no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), como forma de marcar o 1° dia de aula dos bombeiros aprovados para o Curso de Comandante de Operações Aéreas (CCOA).

O Batalhão de Operações Aéreas (BOA), foi criado em novembro de 2006 e iniciou suas operações em 2007. Atualmente, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, o Corpo de Bombeiros realiza atendimentos pré-hospitalares, transportes inter-hospitalares, salvamento de pessoas em locais de difícil acesso, além de atuar em combate a incêndios florestais. A nossa frota conta com 3 aeronaves de asas fixas e 5 de asas rotativas, distribuídas entre as bases de Belo Horizonte, Varginha, Montes Claros e Uberaba.

O Curso de Comandante de Operações Aéreas, iniciou no ano de 2005, antes mesmo da criação da unidade, sendo de extrema importância devido à necessidade de formação dos futuros comandantes de aeronaves que atuarão nas operações aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerias. A instrução é fundamental para garantir a segurança, eficiência e sucesso das operações em diversos contextos. Além de preparar os pilotos para liderar com responsabilidade e tomar decisões sensíveis em um ambiente desafiador, garantindo que a aviação continue sendo um meio de transporte seguro e eficaz.

A capacitação ocorrerá na região metropolitana de Belo Horizonte, com a participação de cinco tenentes, sendo três para pilotagem de helicóptero e dois para pilotagem de avião. Serão 358 horas-aula, divididas em dois módulos que capacitarão os discentes em disciplinas de teoria de voo, navegação aérea, conhecimentos técnicos, meteorologia, regulamento de tráfego aéreo, adaptação ao serviço aeromédico, gerenciamento de cabine e atividades operacionais voltadas à atividade aerotransportas. Para trilhar este caminho, os recém-aprovados serão instruídos nas disciplinas teóricas e práticas dos cursos de piloto privado de avião e piloto privado de helicóptero, além de atividades típicas de bombeiros.

Estiveram presentes na solenidade, o Brigadeiro do Ar José Henrique Kaipper, comandante do CIAAR, a subcomandante-geral do CBMMG e chefe do Estado-Maior, coronel Daniela Lopes Rocha da Costa, o comandante Especializado de Bombeiros, coronel Eduardo Ângelo Gomes da Silva, o comandante do Batalhão de Operações Aéreas, tenente-coronel Peterson José Paiva Monteiro, além de outras autoridades.

A coronel Daniela, fez uso da palavra para agradecer ao comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar José Henrique Kaipper, pela aula ministrada aos alunos do curso. “Receba esse sentimento de gratidão por todos os militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, pela deferência ao nosso pedido, e por compartilhar conosco a vasta experiência que o senhor tem. É importante ressaltar que esse encontro excede o evento de hoje. Este apoio é materializado no dia a dia, de uma forma continuada, sendo também grande incentivador das nossas ações.”