Na manhã da última quarta-feira dia (1), nas dependências da Academia de Bombeiros Militar (ABM), Campus I - Pampulha, na cidade de Belo Horizonte, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou a solenidade de abertura e aula inaugural da primeira edição do Curso de Salvamento Veicular – CSV nível II do estado de Minas Gerais.

A capacitação conta com a participação de 41 alunos e 30 instrutores, de diversos estados da federação, dentre eles: Rio De Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso Do Sul, Piauí, Rondônia, Santa Catarina, Maranhão, Amazonas, Paraná, Tocantins e Amapá.

O treinamento, que tem como característica a complexidade logística por envolver veículos pesados e especiais inservíveis, utilizados na prática de técnicas de desencarceramento de vítimas presas às ferragens, tem como finalidade capacitar os militares em conhecimentos técnicos e táticos sobre as novas doutrinas do salvamento veicular. As técnicas são aplicadas nas ocorrências de acidentes de trânsito, envolvendo veículos pesados, especiais, tecnologias alternativas e cenários complexos, tendo como foco principal a proteção integral à vítima.

Após 13 edições do Curso de Salvamento Veicular Nível II, que explora os atendimentos envolvendo veículos leves, a primeira edição do CSV Nível II do CBMMG, tem sua abordagem voltada para aprendizagem baseada na resolução de problemas, com carga horária de 50 horas-aula, distribuídas em instruções teóricas, oficinas práticas e simulacros de atendimentos de ocorrências.

Na primeira semana, a partir do dia primeiro de dezembro, as atividades do curso serão desenvolvidas, na ABM em seus campi I e II, Pampulha e Contagem, respectivamente. Já na segunda semana, a partir do dia quatro de dezembro em Montes Claros, com encerramento no dia 10 de dezembro.

Além de impulsionar o desenvolvimento da atividade de salvamento veicular no estado de Minas, a capacitação é um marco histórico para a corporação, pelo desafio técnico e logístico e por favorecer o fortalecimento da temática em todo país.

Evidenciando a importância da capacitação para os Corpos de Bombeiros do Brasil, estiveram presentes na solenidade de abertura do CSV Nível II, além do Comandante da Academia de Bombeiros Militar e do Comando Especializado de Bombeiros, o comandante-geral do CBMMG e presidente da Ligabom, coronel Edgard Estevo da Silva, o chefe do Estado-Maior, coronel Erlon Dias do Nascimento e o membro fundador-presidente da Comissão Nacional de Salvamento Veicular (Conasv), coronel veterano do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo, Carlos Roberto  Rodrigues. Também, prestigiaram o evento, representantes do Grupo Protege, Fiat, Resgatécnica e Brinks, empresas parceiras da capacitação.