O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) celebra o fato de estar cumprindo o planejamento e as metas estabelecidas, mesmo em meio a tantos desafios. Na tarde desta terça-feira (24), a corporação inaugurou o Posto Avançado (PA) em Cataguases, na Zona da Mata Mineira, que já está em plena atividade desde o dia 12 de janeiro deste ano. A fração já favorece a região com diversos atendimentos, cobrindo uma área que incorpora mais cinco municípios, beneficiando milhares de pessoas do entorno com um atendimento mais célere e de qualidade.

O evento foi presidido pelo comandante-geral do CBMMG, coronel Edgard Estevo da Silva e contou com a presença do secretário de Estado de Governo, Igor Eto, representando o governador Romeu Zema; do deputado Federal Charles Evangelista; dos deputados estaduais: delegada Sheila, Gustavo Santana, Roberto Andrade e coronel Henrique; e do prefeito de Cataguases, José Henriques e demais autoridades. 

Igor Eto relembrou o empenho dos bombeiros em Brumadinho no primeiro mês de gestão do atual governo e falou sobre a evolução das melhorias para o estado. “Colocar Minas Gerais nos trilhos, pagar as contas é bom, mas é pouco. Nós queremos viver mais momentos como este aqui e tenho certeza que agora que nosso trem está de volta aos trilhos, nós temos toda condição de, juntos, buscar muito mais e recolocar Minas em seu devido lugar, com mais segurança e desenvolvimento”, comentou o secretário de Estado.

O prefeito José Henriques falou sobre os benefícios da instalação da fração: “ O Posto Avançado dos Bombeiros Militares na cidade de Cataguases é um desejo antigo e que teve início há mais de três décadas e que agora se concretiza e se impõe como o primeiro passo, ainda que tardio, para reconstruirmos nossa cidade e pensarmos dia após dia no crescimento e na geração de emprego e renda para a cidade, que serão atraídos com a chegada da instituição. ”, destacou o gestor municipal.

Já o coronel Estevo, descreveu o que representa o começo das atividades: “ hoje é um dia de vitória para a população de Cataguases, para o Sistema de Proteção e Defesa Civil, para o Corpo de Bombeiros, prefeitura e governo do estado.” Ele destacou também o quanto a união de esforços foi importante: “gostaria de parabenizar o prefeito José Henriques que, diante de seu trabalho e boa argumentação com o cidadão de Cataguases, conseguiu se alinhar com a Câmara de Vereadores, buscar apoio dos deputados estaduais e federais e conseguir a sinergia adequada ao município pra tornar esse sonho em realidade. Fazer com que este espaço possa estar à disposição de uma proteção adequada.” pontuou o comandante dos bombeiros.

O comandante-geral também fez questão de frisar a honra em comandar a instituição durante a liderança do governador Romeu Zema: "Desde o primeiro dia de governo, ele me assegurou que levaríamos os braços dessa proteção dos bombeiros a todos os mineiros. 'Vamos levar de forma técnica, não de forma política. Vamos levar a todos os rincões do estado, onde mais necessita da presença da corporação.' Disse ainda que fizéssemos o que estivesse ao alcance dos bombeiros, pois o governo do estado apoiaria. Tudo isso que foi falado ao Corpo de Bombeiros se estendeu por cada uma das áreas do governo do estado, levando uma mudança na vida do cidão mineiro." completou o coronel Estevo.

Benefícios para região

A Zona da Mata mineira, localizada no Sudeste do estado, possui patrimônio histórico-cultural referência para Minas Gerais e para o Brasil, local de interesse turístico e que agora contará com um reforço substancial para a região. Com uma população estimada em 76 mil habitantes, o município de Cataguases foi um dos berços do cinema brasileiro e hoje se destaca como polo audiovisual, comercial e industrial, possuindo importante patrimônio histórico, cultural e paisagístico.

As rodovias federais mais próxima são a BR-116 e a BR-120. Além disso, a cidade é servida pelas MG-285 e MG-447. O município integra a bacia do rio Paraíba do Sul, sendo banhado pelo rio Pomba e seu afluente ribeirão Meia Pataca, os quais, à época da operacionalização do Posto Avançado, transbordaram de suas respectivas calhas e demandaram a atuação Bombeiro Militar tanto em ações de resposta quanto em atividades de coordenação das ações de Defesa Civil.

O município de Cataguases também abriga praças históricas, santuários, museus e memoriais que fazem parte do patrimônio cultural e necessitam ser preservados e cuidados por meio dos serviços de segurança contra incêndio e pânico, pois tão importante quanto atender chamadas de urgência, é fortalecer a prevenção para minimizar o potencial risco de desastres. 

Importante destacar também que a inauguração da sede da unidade em Cataguases não impedirá a continuidade dos projetos sociais que sempre funcionaram na praça de esportes. Ao contrário, as atividades realizadas junto à comunidade, em parceria com a prefeitura, receberão apoio e incentivo por parte da corporação e do Posto Avançado de Bombeiros, cumprindo com satisfação o compromisso com a responsabilidade social.

Efetivo e articulação

O Posto Avançado de Bombeiros de Cataguases estará subordinado diretamente ao 7º Pelotão de Leopoldina, pertencente à 1ª Companhia de Bombeiros Militar de 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), sediado em Juiz de Fora. A unidade contará com um efetivo de 17 bombeiros militares e 3 viaturas, além de materiais e equipamentos operacionais para os mais diversos atendimentos de ocorrências típicas de bombeiro.  

A articulação da unidade contempla 05 municípios: Cataguases, Astolfo Dutra, Dona Euzébia, Itamarati de Minas e Santana de Cataguases. A população estimada é em torno de 105 mil habitantes e compreende uma área de constante incidência de incêndios florestais, acidentes rodoviários, dentre outras.

Otimização do tempo e investimento

A sinergia dos esforços coletivos proporciona uma otimização e agilidade na realização de construções e melhorias nas unidades. E uma prova disso é que a execução da obra do PA em Cataguases durou apenas 3 meses. Um tempo considerado conciso, mas suficiente para concluir a obra e entregar o espaço em condições para o funcionamento.

Já em relação aos investimentos empregados no PA, o valor previsto era de R$ 203.768,87, mas a condução de uma gestão sóbria da receita permitiu a conclusão da obra com o valor de R$ 203.123,06, demonstrando a seriedade e compromisso com os recursos públicos.

Capilarização

Cumprindo o objetivo de aprimorar, ampliar e tornar o Corpo de Bombeiros presente no maior número de cidades mineiras, novas unidades estão sendo inauguradas, aumentando a efetividade no atendimento e diminuindo o tempo resposta. As instalações de novas frações pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, nos últimos quatro anos, representam um crescimento de 23% de presença no território mineiro. Um avanço considerável, tendo em vista as dificuldades orçamentárias vigentes no estado.

Novas unidades  

INAUGURADAS PREVISTAS PARA INAUGURAR
Arcos, Santa Luzia, Francisco Sá, Betim, Sacramento, Tupaciguara, Bocaiúva, Araçuaí, Companhia de Lagoa Santa, João Pinheiro e Cataguases. Andradas, Machado, Capelinha, Guanhães, São Gonçalo do Rio Abaixo e Três Marias.