Em mais um passo importante de ampliação da presença do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) no estado, alinhado a metas de recuperação do protagonismo econômico do governo estadual e apoio irrestrito da Prefeitura Municipal, na tarde desta quarta-feira (15), ocorreu a inauguração de um Pelotão de Bombeiros Militar na cidade de Capelinha, na região do Alto do Jequitinhonha.

O evento aconteceu na sede da fração, localizada na rua Rio Branco, 970 A, bairro Planalto, e foi presidido pelo comandante-geral do CBMMG, coronel Edgard Estevo da Silva. Participaram também o secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, Igor Eto, representando o governador Romeu Zema; o deputado estadual Gustavo Valadares; o prefeito municipal Tadeu Filipe Fernandes; juiz, promotores, autoridades civis e militares do município, além de uma expressiva participação da sociedade de Capelinha.

Em discurso, o comandante-geral ressaltou o compromisso do CBMMG para com o povo da cidade. "População de Capelinha, está selado o nosso compromisso de cumprir a missão mesmo com o sacrifício da própria vida. Quero ainda destacar minha honra em comandar essa corporação durante a gestão de um governo que tão bem tem feito ao estado de Minas Gerais, recuperando as contas e priorizando a segurança em todo o estado.”, pontuou o coronel Estevo.

O secretário de Estado de Governo destacou a importância da coesão e da afinidade do governo Zema e do Corpo de Bombeiros, sintonia que tem proporcionado uma série de inaugurações de postos avançados e polotões, necessários para a ampliação da capacidade da corporação e melhoria das condições de segurança para o povo mineiro.

Tadeu Filipe disse que há mais de 6 anos sonhava com uma unidade do Corpo de Bombeiros na cidade. “Este momento ímpar foi muito esperado. Algo que sonhamos desde 2016, quando eu ainda era vereador, e hoje estamos tendo a oportunidade de realizar e oferecer mais qualidade no serviço público, não apenas para Capelinha, mas para toda a região.”, comemorou o prefeito do município.

Estrutura e articulação

O 4º Pelotão em Capelinha fica subordinado diretamente a 6ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (6ª Cia Ind BM), sediada em Diamantina, e contará com o efetivo de 28 bombeiros militares e quatro viaturas, além de materiais e equipamentos operacionais para os mais diversos atendimentos de ocorrências típicas de bombeiro.

Apta a atender ocorrências de salvamento terrestre, em altura ou aquático, combate a incêndio florestal ou urbano, a fração se dedicará não só ao município sede, mas também às cidades de Água Boa, Angelândia, Aricanduva, Carbonita, Chapada do Norte, Itamarandiba, José Gonçalves de Minas, Leme do Prado, Minas Novas, São Sebastião do Maranhão, Turmalina e Veredinha, totalizando 13 cidades da região.

Investindo em proteção

Pautado pela 4ª edição do Plano de Comando da corporação, o CBMMG cresce em   todo o estado de Minas Gerais, expandindo o seu atendimento para mais municípios no Norte de Minas, região que tem recebido especial atenção do Governo, com diversos investimentos em infraestrutura e da iniciativa privada, sobretudo para a geração de energia alternativa.

Localizada em uma posição geográfica privilegiada entre serras, Capelinha tem um clima agradável o ano todo devido a sua altitude de 1.100 metros acima do nível do mar. É polo regional de eucalipto, café e artesanato e recebe grande circulação de público em função dos grandes eventos desse segmento.

A população é estimada em 38.321 mil habitantes, e o município de Capelinha é referência para os municípios adjacentes. A cidade é servida principalmente pelas rodovias MG-120, MG-214 e MG-308. Possui um aeroporto regional, com pista pavimentada e balisada com instrumentos, numa extensão de 1.200 metros. Elementos essenciais que justificam a premente necessidade de contar com uma unidade do Corpo de Bombeiros, cuja a competência será de elaborar, deliberar e gerir ações de proteção e defesa civil, promovendo mais segurança e autonomia para a região.

Trabalho integrado

Atento à necessidade de instalação de uma Fração em Capelinha, o CBMMG em seu Planejamento Estratégico, articulou a união de esforços entre o Governo do Estado de Minas Gerais, Prefeitura Municipal, Ministério Público de Capelinha, parlamentares, empresariado e comunidade local para colaboração direta e concretização dessa importante obra, que beneficiará a população não só de Capelinha, mas também os municípios do entorno.