O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) inaugurou nesta terça-feira (13), na cidade de Três Marias, na região do Centro Norte de Minas Gerais, o 4º Pelotão de Bombeiros Militar, expandindo o atendimento para 87 cidades do estado.

O evento solene foi presidido pelo chefe do Estado-Maior do CBMMG coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho e contou com a presença das seguintes autoridades: o prefeito de Três Marias, Adair Divino da Silva; o comandante do 4º Comando Operacional de Bombeiros, coronel Fernando Augusto Alves Ferreira; o prefeito de Felixlândia, Vanderlei de Carvalho Barbosa; presidente da Câmara Municipal de Três Marias, Milton Mendes Vieira, além de autoridades civis e militares.

O chefe do Estado-Maior destacou: “Há quatro anos, propusemos uma expansão do CBMMG em Três Marias e a cidade figurou apta pela questão histórica e pelo vínculo estabelecido entre a corporação e o município. Durante alguns anos eu fiz parte disso. Vínhamos treinar nossas habilidades aqui e ainda hoje realizamos capacitações nas águas da região. Agora estamos materializando as boas lembranças que temos dessa terra. Preciso ressaltar também a importância da expansão da instituição neste processo. O estado é muito grande e precisamos crescer com responsabilidade e sustentabilidade, e isso requer planejamento. ”, concluiu o coronel Erlon.

Já o prefeito frisou a abrangência do atendimento bombeiro militar no perímetro: “a inauguração significa pra nós um marco na história de Três Marias, mas sobretudo na região, pois na verdade o Pelotão irá atender cinco municípios. Representa um orgulho muito grande de poder contar com o serviço prestado de nossos militares para os atendimentos necessários. ”

O tenente Guimarães que irá comandar o 4º Pelotão, demonstrou sua satisfação: “os bombeiros irão atender a população com maior presteza e menor tempo resposta. Iremos desempenhar ações de busca e salvamento, combate a incêndio urbano e florestal, ações de defesa civil, prevenção, atendimento pré-hospitalar. Enfim, será uma parte significativa da população que poderá contar com o Corpo de Bombeiros. É realmente um presente de Natal para a população de Três Marias.

Estrutura e articulação

O 4º Pelotão de Três Marias estará subordinado diretamente a Sexta Companhia Independente de Bombeiros Militar (6ª Cia Ind BM), sediada em Diamantina, e contará com o efetivo de 23 bombeiros militares três viaturas, além de materiais e equipamentos operacionais para os mais diversos atendimentos de ocorrências típicas de bombeiro.

Apta a atender ocorrências de salvamento terrestre, em altura ou aquático, combate a incêndio florestal ou urbano, a fração se dedicará não só ao município sede, mas também às cidades de Biquinhas, Felixlândia, Morada Nova de Minas, Paineiras, totalizando cinco municípios da região, com uma população aproximada de 63.342 mil pessoas beneficiadas pelos serviços do CBMMG.

Investindo em proteção

O CBMMG cresce em todo o estado de Minas Gerais, expandindo o seu atendimento para mais municípios no centro de Minas, região que tem recebido especial atenção do Governo.

Localizada em uma posição geográfica privilegiada na porção central do estado de Minas Gerais, com uma área territorial de 2.675,153 km², Três Marias tem um clima Tropical quente e semiúmido. Com relevo topográfico com áreas planas, ondulosas e terrenos montanhosos. Os principais rios são: Ribeirão do Boi e o Rio São Francisco conhecido como “Velho Chico”.

Outro aspecto interessante foi o crescimento de empreendimentos turísticos na região com roteiros turísticos, culturais, gastronômicos, esportivos além do terminal turístico conhecido Praia Mar de Minas, que fica às margens da represa de Três Marias, atualmente recebe grande fluxo de turistas de várias regiões do país.

A população é estimada em 32.356 mil habitantes, e o município de Três Marias é referência para os municípios adjacentes. A cidade é servida principalmente pelas rodovias BR 040, MG-220 e MG-415. Possui um aeroporto regional, com pista pavimentada. Elementos essenciais que justificam a premente necessidade de contar com uma unidade do Corpo de Bombeiros na região.

Trabalho integrado

Atento à necessidade de instalação de uma fração em Três Marias, o CBMMG em seu Planejamento Estratégico, articulou a união de esforços entre o Governo do Estado de Minas Gerais, Prefeitura Municipal, Ministério Público de Três Marias, parlamentares, iniciativa privada e comunidade local para colaboração direta e concretização dessa importante obra, que beneficiará a população não só de Três Marias, mas também os municípios do entorno.

Dessa forma, o Corpo de Bombeiros segue avançando no propósito de ampliar a capacidade de atendimento em toda Minas Gerais e tornar as cidades cada vez mais eficientes e oportunizar mais proteção e segurança para os mineiros.