Na manhã desta terça-feira (17), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais realizou a solenidade de inauguração do 3º Pelotão de Bombeiros em Araçuaí, que já estava em plena atividade desde o dia 28 de novembro do ano passado, cobrindo uma área que incorpora 15 municípios, beneficiando milhares de pessoas do entorno com um atendimento mais célere e de qualidade.

O evento, presidido pelo comandante-geral do CBMMG, coronel Edgard Estevo da Silva, contou com a presença do secretário de Estado de Governo, Igor Eto; dos deputados estaduais Dr. Jean Freire e Gustavo Santana; do chefe do Estado-Maior, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho; da secretária de Cultura e Turismo, Milena Pedrosa e demais autoridades civis e militares.

Igor Eto, que representou o governador Romeu Zema, destacou o esforço do governo para avançar na autonomia e estruturação dos municípios mineiros e também as ações conjuntas da corporação, dos governos estadual e municipal, da Assembleia Legislativa e União que favoreceram a renovação da qualidade e da segurança para o Vale do Jequitinhonha e, mais especificamente, na cidade de Araçuaí. “Precisamos do apoio de cada um dos gestores públicos para colocar Minas Gerais novamente nos trilhos”, comentou o secretário.

Já o coronel Estevo, falou sobre a vitória que a instalação da fração representa para Araçuaí e a necessidade de ter uma fração do Corpo de Bombeiros à disposição da população. "Somente quem está em situação de perigo sabe da angústia que é viver um incêndio e ter pessoas presas naquele espaço; a angustia e o desespero de estar num acidente de trânsito preso às ferragens, aguardando pelo socorro especializado. Temos orgulho de participar dessa corporação que leva socorro para toda Minas Gerais, bem como para outros estados como o Rio de Janeiro, Bahia e internacionalmente em Moçambique e Haiti." Ele ainda destacou que as últimas instalações de frações representam um crescimento de 23% de presença em quatro anos e que isso só foi possível devido ao compromisso da gestão estadual.

O prefeito Tadeu agradeceu o comando da corporação pelo envolvimento na instalação e destacou a satisfação de pode contar com os bombeiros: "agora podemos dizer com segurança que o Corpo de Bombeiros está em Araçuaí, a corporação está em todo o estado, mas agora a cidade de Araçuaí pode contar com os militares, bem como outras cidades da região. O Vale do Jequitinhonha agora será muito beneficiado com a presença da instituição que irá facilitar até na análise e decisão de instalação de um grande empreendimento", comentou o gestor municipal.

O 3º Pelotão de Bombeiros Militar em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, cumpre o objetivo de aprimorar, ampliar e tornar o Corpo de Bombeiros presente no maior número de cidades mineiras, novas unidades estão sendo inauguradas, aumentando a efetividade no atendimento e diminuindo o tempo resposta.

A fração, sediada na Avenida Dom Serafim, 1082 – bairro Santa Tereza, já estava prevista no Planejamento Estratégico da instituição, que junto ao governo do estado, o executivo municipal e parlamentares não mediram esforços para que as obras fossem viabilizadas.

Benefícios para região

O Vale do Jequitinhonha, localizado no Nordeste do estado, possui patrimônio histórico-cultural, referência para Minas Gerais e para o Brasil, local de interesse turístico e que agora contará com um reforço substancial para a região. Com uma população estimada em 36 mil habitantes, o município de Araçuaí é considerado um centro comercial e um polo educacional do Médio Jequitinhonha.

A rodovia federal mais próxima é a BR-367 e a BR-342. Além disso, recentemente, foi descoberta uma das maiores jazidas de lítio do mundo entre os municípios de Araçuaí e Itinga. A reserva é a maior do país e será responsável por 85% do lítio produzido no Brasil. Tal fator atrai grande movimentação econômica para a região, potencializando a necessidade de redução no tempo resposta do atendimento e de maior autonomia em questões concernentes à segurança do município.

Como uma forma direta de contribuir com a sociedade, a unidade já realiza cursos e treinamentos, assim como atividades beneficentes junto às instituições locais para trazer conhecimento e autoproteção à população local.

Efetivo e articulação

O Pelotão de Bombeiros de Araçuaí estará subordinado diretamente a 2ª Companhia de Teófilo Otoni, pertencente ao 6º Batalhão de Bombeiros Militar (6º BBM), sediado em Governador Valadares. A unidade contará com um efetivo de 24 bombeiros militares e 4 viaturas, além de materiais e equipamentos operacionais para os mais diversos atendimentos de ocorrências típicas de bombeiro.

A articulação da unidade contempla 15 municípios: Araçuaí, Águas Vermelhas, Berilo, Cachoeira do Pajeú, Comercinho, Coronel Murta, Divisa Alegre, Francisco Badaró, Itaobim, Itinga, Jenipapo de Minas, Medina, Padre Paraíso, Ponto dos Volantes e Virgem da Lapa. A população estimada é em torno de 214 mil habitantes e compreende uma área de constante incidência de incêndios florestais, acidentes em cachoeiras e balneários, dentre outras.