CBMMG inaugura galeria de ex-comandantes-gerais

Início / Notícias Criado em: 30-08-2021 às 08h:52

Iniciando as comemorações dos 110 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, foi inaugurada nesta manhã (27), a Galeria dos Ex-Comandantes-Gerais. Um marco na história do CBMMG e uma homenagem à memória institucional, que passa pela diligência e perseverança de militares que se doaram pelo progresso e evolução da corporação ao longo dos anos.

A Galeria tem a função de perpetuar a passagem daqueles que contribuíram para a construção da história do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, desde sua desvinculação da Polícia Militar, em 1999.

Participaram da solenidade, o atual comandante-geral do CBMMG, coronel Edgard Estevo da Silva e os ex-comandantes: coronel veterano Cláudio Roberto de Souza (2017-2019); coronel veterano Ivan Gamaliel Pinto (2014); coronel veterano José Honorato Ameno (2005-2008) o desembargador vice-presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, coronel Osmar Duarte Marcelino (2002-2005)  e  o coronel veterano José Maria Gomes (1999-2002).

Os ex-comandantes-gerais, coronel veterano Luiz Henrique Gualberto Moreira (2015-2017); coronel veterano Sílvio Antônio de Oliveira Melo (2011-2014) e o coronel veterano Gilvam Almeida de Sá (2008 – 2011) não puderam comparecer na solenidade, mas foram devidamente homenageados com suas fotos na galeria virtual no site do CBMMG.

O comandante-geral cumprimentou cada um dos homenageados e ressaltou que a presença dos ex-comandantes nos quartéis é extremamente salutar e representa a história viva da corporação. Ele destacou que cada comandante entrou num momento singular da história do CBMMG e enfrentou dificuldades únicas em cada tempo, contribuindo para chegar no ponto em que estamos hoje.

Outro ponto importante da fala do coronel Estevo foi o convite feito aos coronéis para algo totalmente novo no Corpo de Bombeiros. Ele propôs um encontro anual dos ex-comandantes, um momento para mostrar integração, trocar experiências, resgatar a tradição e cultura, receber um conselho e dividir as angústias e alegrias de ocupar o importante cargo de gestão do CBMMG.  

Homenagem

Logo após a solenidade de descerramento e inauguração da galeria, os coronéis se deslocaram para uma outra sala, onde receberam uma homenagem inédita da corporação: a entrega da Moeda do CBMMG. A condecoração, criada com inspiração nas “challenge coins”, são moedas simbólicas trocadas tradicionalmente entre militares americanos, prática que simboliza respeito e reconhecimento.

Cada militar, a seu modo, foi importante na articulação de uma gestão diferenciada e comprometida com a tropa e com o desenvolvimento da corporação como um todo. Cada contribuição foi e continua sendo importante para consolidar e manter uma reputação forte e confiável perante a sociedade mineira, elevando o nome do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais por sua inquestionável e suprema missão de salvar.  

Depoimentos

“Pra mim é uma honra estar aqui com os ex-comandantes. Agradeço ao Cel Estevo, meu amigo, por todo o apoio durante a minha gestão e agradeço por essa homenagem a mim e aos demais coronéis que enfrentaram suas dificuldades e sacrifícios e que ajudaram a contar essa história que temos hoje. E por fim, sou grato ao Corpo de Bombeiros por tudo que me proporcionou neste tempo, no qual até hoje colho frutos. Ser comandante-geral de uma corporação tão querida e competente é algo que precisa permanecer na memória. ”

                                                                                                              Coronel Cláudio Roberto de Souza

 

“Estamos aqui hoje para reunir nossa história. De vez em quando podemos nos encontrar e relembrar acontecimentos que nos marcaram, relembrar bons momentos que passamos juntos, com todas as dificuldades. Quero agradecer por essa oportunidade e desejar sucesso ao comando e a instituição. Que possamos ter uma corporação cada vez mais proativa. ”

                                                                                                              Coronel Ivan Gamaliel Pinto

 

“Escrevemos, hoje, uma parte da história do Corpo de Bombeiros. Parabenizamos nosso comandante e presidente da Liga Nacional de Bombeiros. Mais uma vez, Minas Gerais está muito bem representada no cenário nacional. Quero agradecer por essa comenda e iniciativa de nos ajuntar que nos emociona muito e nos fortalece como bombeiros e como serres humanos. ”

                                                                                                              Coronel José Honorato Ameno

 

“É uma alegria muito grande estar aqui com os senhores. Cada um viveu a singularidade de seu momento, mas graças a Deus, que a corporação está nas mãos de um comandante da competência do cel Estevo. Me sinto extremamente feliz por essa homenagem. ”

                                                                                                              Coronel Osmar Duarte Marcelino

“Quando assumi como comandante-geral era o início da cisão com a PM, e nós enfrentamos muita dificuldade, mas tivemos o prazer de contar com todos os que estão presentes aqui, e hoje, os desafios são outros como leis que estão em pauta no cenário nacional que pode tirar direitos dos militares. Agradeço por essa solenidade simples, mas muito grande em importância que muito me emocionou, pois comandar heróis não é pra qualquer um. ”

                                                                                                              Coronel José Maria Gomes