Iniciando as comemorações dos 110 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, foi inaugurada nesta manhã (27), a Galeria dos Ex-Comandantes-Gerais. Um marco na história do CBMMG e uma homenagem à memória institucional, que passa pela diligência e perseverança de militares que se doaram pelo progresso e evolução da corporação ao longo dos anos.

A Galeria tem a função de perpetuar a passagem daqueles que contribuíram para a construção da história do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, desde sua desvinculação da Polícia Militar, em 1999.

Participaram da solenidade, o atual comandante-geral do CBMMG, coronel Edgard Estevo da Silva e os ex-comandantes: coronel veterano Cláudio Roberto de Souza (2017-2019); coronel veterano Ivan Gamaliel Pinto (2014); coronel veterano José Honorato Ameno (2005-2008) o desembargador vice-presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, coronel Osmar Duarte Marcelino (2002-2005)  e  o coronel veterano José Maria Gomes (1999-2002).

Os ex-comandantes-gerais, coronel veterano Luiz Henrique Gualberto Moreira (2015-2017); coronel veterano Sílvio Antônio de Oliveira Melo (2011-2014) e o coronel veterano Gilvam Almeida de Sá (2008 – 2011) não puderam comparecer na solenidade, mas foram devidamente homenageados com suas fotos na galeria virtual no site do CBMMG.

O comandante-geral cumprimentou cada um dos homenageados e ressaltou que a presença dos ex-comandantes nos quartéis é extremamente salutar e representa a história viva da corporação. Ele destacou que cada comandante entrou num momento singular da história do CBMMG e enfrentou dificuldades únicas em cada tempo, contribuindo para chegar no ponto em que estamos hoje.

Outro ponto importante da fala do coronel Estevo foi o convite feito aos coronéis para algo totalmente novo no Corpo de Bombeiros. Ele propôs um encontro anual dos ex-comandantes, um momento para mostrar integração, trocar experiências, resgatar a tradição e cultura, receber um conselho e dividir as angústias e alegrias de ocupar o importante cargo de gestão do CBMMG.

Homenagem

Logo após a solenidade de descerramento e inauguração da galeria, os coronéis se deslocaram para uma outra sala, onde receberam uma homenagem inédita da corporação: a entrega da Moeda do CBMMG. A condecoração, criada com inspiração nas “challenge coins”, são moedas simbólicas trocadas tradicionalmente entre militares americanos, prática que simboliza respeito e reconhecimento.

Cada militar, a seu modo, foi importante na articulação de uma gestão diferenciada e comprometida com a tropa e com o desenvolvimento da corporação como um todo. Cada contribuição foi e continua sendo importante para consolidar e manter uma reputação forte e confiável perante a sociedade mineira, elevando o nome do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais por sua inquestionável e suprema missão de salvar.

Depoimentos

“Pra mim é uma honra estar aqui com os ex-comandantes. Agradeço ao Cel Estevo, meu amigo, por todo o apoio durante a minha gestão e agradeço por essa homenagem a mim e aos demais coronéis que enfrentaram suas dificuldades e sacrifícios e que ajudaram a contar essa história que temos hoje. E por fim, sou grato ao Corpo de Bombeiros por tudo que me proporcionou neste tempo, no qual até hoje colho frutos. Ser comandante-geral de uma corporação tão querida e competente é algo que precisa permanecer na memória. ”

Coronel Cláudio Roberto de Souza

“Estamos aqui hoje para reunir nossa história. De vez em quando podemos nos encontrar e relembrar acontecimentos que nos marcaram, relembrar bons momentos que passamos juntos, com todas as dificuldades. Quero agradecer por essa oportunidade e desejar sucesso ao comando e a instituição. Que possamos ter uma corporação cada vez mais proativa. ”