Brigada estará apta a fornecer primeira resposta em casos de emergência

Neste último sábado (22), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), em parceria com a prefeitura e o governo do estadual, realizou a solenidade de inauguração da brigada municipal na cidade de Ipanema, no Vale do Rio Doce.

O comandante-geral do CBMMG, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, acompanhado do prefeito Júlio Fontoura de Moraes Júnior, do deputado federal Pedro Aihara e autoridades locais, estiveram presentes na solenidade, realizada na sede da brigada, no centro de Ipanema.

O coronel Erlon parabenizou o prefeito pelo empenho e iniciativa que irão promover mais proteção à cidade. “Ipanema tem exatamente a mesma idade do CBMMG, que foi fundado em 1911, completando, portanto, 112 anos de muita luta, garra e dificuldade. A presença da brigada traz tranquilidade e segurança com pessoas qualificadas e treinadas, que são responsáveis pelo atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio e em especial, a prevenção”, destacou o oficial que comanda os bombeiros.

Já o prefeito ressaltou que o momento simbolizou um marco na história da cidade. “Esse trabalho já começou há algum tempo, com as tratativas no gabinete e com toda a equipe. Essa parceria com o Corpo de Bombeiros, que já vem fazendo um trabalho maravilhoso, será um ganho muito grande para o nosso município.” ressaltou o prefeito.

Primeira resposta

O convênio com a brigada municipal, que é treinada pelo Corpo de Bombeiros, permite que órgãos municipais credenciados, mediante assinatura de convênio com o CBMMG, composto por voluntários ou agentes públicos capacitados atuem em ações de prevenção e combate a incêndio e pânico, busca e salvamento, primeiros socorros ou atendimento pré-hospitalar.

Os profissionais civis são brigadistas contratados pela prefeitura, sob a coordenação e supervisão do Corpo de Bombeiros para atuarem no serviço de combate a incêndios e salvamento formado, garantindo assim qualidade, competência e agilidade no atendimento.

Ação Integrada

Todas essas atividades praticadas por profissionais civis, são criteriosamente coordenadas e fiscalizadas pelo Corpo de Bombeiros, o que garante a qualidade dos serviços prestados a pequenas comunidades que não se enquadram na legislação vigente que trata do assunto.

A inciativa está fundamentada no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), compondo ainda a carteira de Projetos Estruturadores do Estado. Paralelamente, a criação das brigadas municipais atende ao Plano de Comando do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, que por sua vez, segue alinhado com a gestão estratégica do governo estadual.  Em linhas gerais, as ações integradas entre Governo e Corpo de Bombeiros Militar torna possível a ampliação de interfaces da segurança pública em pequenos municípios.

Mais proteção

Embora ainda não possua os parâmetros técnicos para a instalação de uma unidade orgânica, como por exemplo, população mínima de 30 mil habitantes, o advento da portaria 49 do CBMMG, viabilizou a instalação de uma brigada municipal em Ipanema.

Em 2021, após tratativas iniciadas pela administração municipal, junto ao Corpo de Bombeiros Militar, foi possível materializar o esforço de várias pessoas e instituições, oferecendo assim mais proteção para a população local, por meio do atendimento de ocorrências com celeridade, potencializando o sistema econômico local, a resiliência do município, bem como a segurança das pessoas e das edificações.

Benefícios

O município, que possui uma população estimada em 19.522 habitantes, está localizado em uma posição geográfica estratégica, destacando as rodovias BR 474 (federal) e MG 111 (estadual). A região é uma das rotas utilizadas por veículos de carga com destino ao estado do Espirito Santo.  Ipanema se destaca também pela pujança econômica advinda do setor agropecuário.

A cidade está localizada em local estratégico, sendo assim polo comercial da microrregião. Essa dinâmica local justifica a premente necessidade de contar com uma Brigada Municipal, cuja competência será de agir em atividades de prevenção, socorro, salvamento e atendimento pré-hospitalar, promovendo mais segurança e autonomia para a região.

Estrutura e articulação

A Brigada Municipal de Ipanema estará subordinada diretamente à 2ª Companhia de Bombeiros Militar (2ª Cia BM), sediada em Manhuaçu, e contará com o efetivo inicial de 2 bombeiros militares, 6 brigadistas municipais e duas viaturas, além de equipamentos e todo o aparato necessário para desenvolver atividades de prevenção e resposta.