Em solenidade realizada na manhã de hoje (1), na Academia de Bombeiros Militar (ABM), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) homenageou vários integrantes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), órgão com o qual vem mantendo uma importante parceria há quase dez anos.

A cerimônia foi presidida pelo comandante-geral do CBMMG, coronel Edgard Estevo da Silva, que esteve acompanhado do chefe do Estado-Maior, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho e demais oficiais do interior e da capital do Estado.

O desembargador Gilson Soares Lemes, presidente do TJMG recebeu das mãos do comandante, a mais notável honraria da instituição, a Medalha da Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II, destinada a homenagear autoridades, personalidades e militares que contribuem para o crescimento e fortalecimento da corporação.

O desembargador Sérgio André da Fonseca Xavier, superintendente de obras e o juiz de direito Jair Francisco dos Santos, coordenador de Segurança Institucional, receberam a Moeda Comemorativa do CBMMG, como forma de reconhecimento pela fomentação da cultura preventiva, dando relevância a proteção pública através da regularização de edificações e possibilitando que o poder judiciário exerça seu papel social com mais tranquilidade e segurança.

Na oportunidade, também foram agraciados com o diploma de colaborador benemérito: Alexandre Ramos Souza, chefe de gabinete da Presidência do TJMG; Augusto de Caux Henrique Damasceno, coordenador de instalações prediais; Maurílio Monteiro Catarino, coordenador de serviços; Ricardo Malta, gerente de projetos; Sérgio Luiz Alves, assessor técnico e Patrícia Mara Souza da Silva, coordenadora Cogep.

O desembargador Gilson Soares destacou sua satisfação pelo momento: “recebo com alegria e orgulho a Medalha Dom Pedro II e o diploma de colaborador, diante da imensa admiração que tenho pelo Corpo de Bombeiros, a exemplo de milhões de mineiros. Uma organização sustentada por dois grandes pilares: a disciplina e a hierarquia, mas que também pauta sua conduta pelo humanismo, pela responsabilidade social e pela ética”, comentou o presidente do TJMG.

Já o comandante-geral aproveitou para ressaltar todo valor que o Tribunal de Justiça exerce para a corporação e também para a população mineira. “Todos os integrantes aqui homenageados levam a justiça desde o membro mais humilde de nosso estado até as grandes causas mineiras e são inspiração para todos nós que buscamos o mesmo ideal de atender a todos, sem distinção, alcançando o maior número de mineiros possível.” Ele destacou ainda o reconhecimento pelo trabalho fundamental em todas as estruturas prediais do Tribunal de Justiça, que tem buscado a regularização de suas edificações e o importante treinamento de brigadistas, com o fim de otimizar a segurança das instalações.

Parceria

A parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais teve início no ano de 2013, a partir da solicitação do presidente do TJMG ao comandante-geral para a realização de uma vistoria no sistema preventivo contra incêndio e pânico da unidade da rua Goiás, então sede do poder judiciário em Minas Gerais.

Pensando na importância de incrementar a segurança no TJMG, o então comandante-geral sugeriu um termo de cooperação entre as instituições, que regulava a concessão de militares para fomentar a segurança em todas as edificações do judiciário.

A partir deste momento, o CBMMG tem buscado criar rotinas de trabalho junto ao gabinete de segurança institucional e junto à diretoria executiva de engenharia e gestão predial, com o objetivo de fomentar a proteção pública e viabilizar a regularização dos mais de 500 prédios existentes sob a responsabilidade do TJMG.

A convergência de interesses da direção do TJMG, associada ao amadurecimento dos procedimentos previstos no plano AVCB, permitiu a regularização de diversas edificações do órgão do Poder Judiciário de Minas.

A cooperação entre os dois órgãos tem rendido bons frutos para toda a sociedade mineira. Por um lado, a proteção pública é potencializada a partir da regularização de edificações com grande circulação de pessoas em todo o estado, e por outro lado, é possibilitado ao poder judiciário exercer seu papel social com mais tranquilidade e segurança.