Na manhã da última sexta-feira (22), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou a solenidade de formatura do Curso de Habilitação de Oficiais (CHO/2023), na Academia de Bombeiros Militar, em Belo Horizonte. O evento marca um novo tempo de desafios na vida dos bombeiros que já conhecem com propriedade as adversidades da caserna e da vida militar.

Os militares da turma Alterosa que se formaram, cursaram o CHO, concurso interno do CBMMG, que é destinado aos Subtenentes e Sargentos que tenham entre 15 e 24 anos de serviço e desejam ascender na carreira e tornar-se oficiais.

O CHO é um curso de habilitação presencial, com dedicação exclusiva e duração de um ano e meio. Os bombeiros cursam disciplinas teóricas que os preparam para a gestão e administração da corporação, além das matérias práticas relacionadas às áreas de atuação do bombeiro.

O primeiro colocado no curso, Turma Águia, 2º tenente Gustavo Dagrava Oliveira, recebeu a Medalha de Mérito Intelectual das mãos do comandante da ABM, coronel Eduardo Ângelo Gomes da Silva. A comenda é o símbolo do maior reconhecimento à performance estudantil dos discentes no CBMMG.

Durante os atos da formatura, os tenentes formara a cruz de malta, símbolo internacional da boa vontade dos serviços de bombeiro, que com sacrifício arriscam suas vidas para salvar seu semelhante. A cruz de malta representa o valor e a honra e as pétalas simbolizam a igualdade, fraternidade, generosidade e a dedicação profissional.

O evento contou com a presença do Deputado Federal, Pedro Aihara, do comandante-geral do CBMMG, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, da Chefe Do Estado-Maior, coronel Daniela Lopes Rocha da Costa, do ex-comandante-geral do CBMMG, e Secretário de Estado Adjunto de Justiça e Segurança Pública, coronel veterano Edgard Estevo da Silva, paraninfo da turma alterosa, além de outras autoridades civis e militares

O paraninfo da turma alterosa, coronel Edgard Estevo da Silva, fez uso da palavra durante o ato solene: “Encontrar o propósito na vida, é o que move o ser humano a fazer cada vez mais, e melhor. Ser parte dessa corporação significa encontrar em cada dia de trabalho, em cada ocorrência, em cada vida silva o mais elevado propósito, o de preservar e salvar vidas.

Qual outro poderia ser mais nobre? As senhoras e senhores foram treinados, formados, por uma das mais prestigiadas Academias de Bombeiro Militar do Brasil. Esse movimento de busca incessantemente pela excelência nasce nessa casa de heróis, reverbera para além dessa escola, e impacta todo o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, nos mais longínquos rincões onde atua. As senhoras e senhores estão trabalhando em um corpo de bombeiros que é referência nacional, e internacional. Estamos falando de uma organização que tem o mais alto grau de credibilidade perante a sociedade.

Credibilidade essa que foi construída com o sacrifício, com a doação, e com a coragem dos valorosos militares antepassados, cuja a imagem será cultivada, e cuidada. Ser bombeiro militar em Minas Gerais, é mais que um privilégio, é dádiva, é benção. Sejam altivos e altaneiros, façam do nome escolhido para definir a turma o azimute para guiar as ações. Viva a turma Alterosa, via a tuma CHO 2023.Salvar”