CBMMG forma novos militares do Ceará como instrutor técnico em Emergências Médicas

Início / Notícias Criado em: 05-02-2021 às 21h:33

Nesta sexta-feira (05), na cidade de Fortaleza, Ceará, ocorreu a solenidade de formatura do 1º Curso Técnico em Emergências Médicas – Instrutor (TEM- instrutor). O curso foi ministrado e coordenado por militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), aos bombeiros militares do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).

A cerimônia contou com a participação do Coronel José Marcílio Guimarães Cavalcante, diretor de planejamento e gestão interna, do Coronel Lucioney Rômulo da Costa, Comandante da Academia de Bombeiros Militar de Minas Gerais (por vídeo conferência), e do Tenente-coronel Holdayne do Nascimento Pereira, Comandante do Batalhão de Socorro de Urgência do CBMCE, unidade especializada em atendimento pré-hospitalar que idealizou a parceria entre os Corpos de Bombeiros dos dois estados.

Os futuros instrutores, os quais serão certificados pela Academia de Bombeiros Militar de Minas Gerais, são 24 bombeiros do CBMCE, 02 militares do CBMMG, ambos do 6º Batalhão de Bombeiros Militar (6°BBM), de Governador Valadares, e 01 policial da Polícia Militar do estado do Ceará.

A coordenação do curso ficou a cargo da Tenente Diana Wanderley Ianhan Sousa, tendo como auxiliares, o Tenente Marcelo Alves Cassimiro, os Sargentos, Franklin de Oliveira Cabral, e Renan Dênis Guimarães Costa, e da Cabo Jéssica Ribeiro de Matos.

O curso, com 220 horas aulas, teve a participação de palestrantes de diversas áreas afetas ao atendimento pré-hospitalar. Além das aulas teóricas, os alunos participaram em várias visitas técnicas, como os locais, Instituto José Frota, hospital de referência de Fortaleza, onde receberam instruções sobre queimaduras; SAMU-Fortaleza; clínica de medicina hiperbárica; a coordenadoria integrada de operações de segurança (CIOPS) do Ceará; Universidade de Fortaleza.

Nesta última semana do curso, que durou 32 dias, os alunos realizaram atividades de docência, ministrando palestras teórico prática de suporte básico de vida para público em geral de Fortaleza, desenvolvendo atividades autoavaliativas e simulados de atendimento de incidente envolvendo múltiplas vítimas.