Na última semana, a Academia de Bombeiros Militar (ABM), por meio do Centro de Treinamento Profissional (CTP), formou 603 brigadistas de 09 Unidades Socioeducativas da cidade de Belo Horizonte, compostas por 05 centros socioeducativos e 04 casas de semiliberdade.

O curso teve duração de 20 horas/aula entre atividades teóricas, ministradas por meio de plataforma de Ensino à Distância (EAD) e práticas de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e combate a incêndio, realizadas no CTP, com apoio da Assessoria Interinstitucional do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) na Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Durante a solenidade de formatura da nova turma de brigadistas, a subsecretária de Atendimento Socioeducativo, Giselle Cyrillo, destacou a importância da formação.

Esta parceria feita com a SEJUSP também foi realizada este ano com as Prefeituras de Belo Horizonte nos grandes teatros municipais, além da Prefeitura de Contagem em edificações do poder público municipal, num total de mais de 1.000 brigadistas orgânicos formados em 2023 pela ABM/CTP.

O planejamento de 2024 já prevê o treinamento com a brigada da Cidade Administrativa de Minas Gerais, com 1350 brigadistas, além da previsão de outros órgãos públicos com prédios de grande porte e alta susceptibilidade aos incêndios.

O CBMMG tem fortalecido as ações de capacitação de civis por meio de ações de prevenção e preparação para o Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico (SSCIP), buscando sempre a proteção das edificações de Minas Gerais, tornando o estado mais resiliente aos desastres causados por incêndios urbanos.