Na noite da última sexta-feira (17), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) celebrou a conclusão de 29 alunos no Curso de Especialização em Gestão e Proteção e Defesa Civil (Cegedec 2023). A solenidade foi realizada no auditório do Clube dos Oficiais Militares Mineiros e marcou o início de um novo tempo para os oficiais da corporação.

O comandante-geral do CBMMG, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, presidiu a solenidade que contou também com a presença do desembargador do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, coronel BM Osmar Duarte Marcelino, representando o presidente do TJMMG e a subcomandante-geral do CBMMG e chefe do Estado-Maior, coronel Daniela Lopes Rocha da Costa.

Também estiveram presentes as seguintes autoridades: coronel PM Neyton Rodrigues, representando o comandante-geral da Polícia Militar; coronel PM veterano Geraldo Arnaldo Doro Pereira, representando o presidente da União dos Militares de Minas Gerais; presidente da Associação dos Oficiais da PM e CBMMG, coronel PM Veterano Ailton Cirilo da Silva; major Bernardo Filipe Brasil Gontijo, representando o comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica; delegado Emílio de Oliveira e Silva, representando a chefia da Polícia Civil; Fábio César Simões Moreira, representando o chefe do Departamento Penitenciário de Minas Gerais da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.

O comandante-geral destacou a satisfação da corporação com os novos formandos: “O Corpo de Bombeiros está em festa. A cada dia mais acreditamos naquilo que fazemos, e contamos sempre com compreensão e apoio de peças fundamentais como o governador Romeu Zema e do vice-governador, professor Mateus Simões. Enfim, parabenizo a todos e espero que seja o primeiro de muitos desafios superados. ”

Já o orador da turma, capitão Marcone Gonçalves da Silva Gomes, falou sobre os desafios que os aguardam: “Em uma sociedade complexa, onde a interação com o meio ambiente produz degradação e riscos de desastres, somados às limitações dos recursos, exigirão de nós uma visão holística que contemple os atores e processos e ofereça uma abordagem sistêmica e uma atuação integrada. Assumamos nossas batalhas conduzindo e comandando os recursos que nos foram confiados, buscando a excelência em nosso agir. ”

Os alunos do Cegedec escolheram como paraninfo da turma o vice-governador, Professor Mateus Simões, que por motivo de agenda, não esteve presente, mas fez questão de enviar uma mensagem: “O lema do amigo certo, nas horas incertas, acaba sempre acompanhando as discussões que a gente faz com o Corpo de Bombeiros. Essa instituição, que é referência e orgulho para cada mineiro em todas as pesquisas, apontada como a entidade em que o mineiro mais confia. Presente cada vez mais em mais cidades, atendendo mais mineiros, garantindo que as pessoas possam ter segurança nos momentos mais difíceis da sua vida. Ter o apoio técnico e especializado na hora das grandes dificuldades e problemas.”

Com esta especialização, o Corpo de Bombeiros Militar reforça seu objetivo de oferecer, sempre, um melhor serviço à sociedade mineira, investindo, cada vez mais, no aprimoramento de seus militares.