Na última sexta-feira (27), foi realizada a cerimônia de encerramento de mais um curso de Salvamento Terrestre realizado pela Academia de Bombeiros Militar (ABM). 23 militares, oriundos de diversas unidades BM participaram do curso que teve uma carga horária total de 196 horas/aula.

O curso de salvamento terrestre tem por objetivo aprimorar o conhecimento dos militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) para o desempenho das atividades de busca e salvamento em ambiente terrestre, bem como formar agentes multiplicadores para atuarem como instrutores nos diversos cursos dentro da instituição, consolidando uma doutrina única.

As atividades ocorreram em modalidade presencial, sob a gestão do 2º Comando Operacional de Bombeiros (2º COB), e execução do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5º BBM), contando com instruções teóricas e práticas essenciais para operações de salvamento.

Durante o curso, os alunos foram inseridos em uma intensa jornada de aprendizado, que abordou desde os princípios básicos de atendimento pré-hospitalar até técnicas avançadas de resgate em terreno acidentado, além de temáticas envolvendo movimentos de massa, resgates em ambientes de difícil acesso, salvamento em cavernas, atuação em ocorrências envolvendo estruturas colapsadas e atendimento a vítimas de acidentes automobilísticos.

A formação proporcionada pela corporação capacita os bombeiros a agirem com destemor e eficiência nas situações mais desafiadoras, salvando vidas e protegendo comunidades, representando mais um importante passo em direção à excelência no atendimento a emergências em terra firme.

O curso de salvamento terrestre do CBMMG é uma prova do compromisso dessa instituição em proteger vidas e propriedades, preparando seus membros para enfrentar com coragem e habilidade qualquer adversidade, destacando também que o treinamento é a chave para garantir um futuro mais seguro para todos.