O curso foi coordenado pelo 4º Comando Operacional de Bombeiros (4º COB), sediado em Montes Claros, e contou como discentes um total de 41 bombeiros militares de diversos estados da federação, a saber: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso Do Sul, Piauí, Rondônia, Santa Catarina, Maranhão, Amazonas, Paraná, Tocantins e Amapá.

Após 13 edições do Curso de Salvamento Veicular Nível I, que explora os atendimentos envolvendo veículos leves, a primeira edição do CSV Nível II do Corpo de Bombeiros Militar de  Minas Gerais (CBMMG), teve sua abordagem voltada para a resolução de problemas e ocorrências com veículos pesados como caminhões, vans, ônibus e afins. Com uma carga horária de 50 horas-aula, o curso contou também com instruções teóricas, práticas e simulacros de atendimentos de ocorrências diversas.

Na primeira semana, a partir do dia 1° de dezembro, as atividades do curso foram desenvolvidas na Academia de Bombeiros Militar (ABM) em seus campus I e II, Belo Horizonte e Contagem, respectivamente. Na segunda semana, a partir do dia (4), em Montes Claros, com encerramento na última sexta-feira (10).

Além de impulsionar o desenvolvimento da atividade de salvamento veicular no Estado de Minas Gerais, a capacitação foi um marco histórico para a corporação, tanto pelo seu desafio técnico e logístico, quanto ao fato de favorecer o fortalecimento da temática em todo país, considerando a participação de bombeiros militares de 14 estados.

Encerrado o curso de Salvamento Veicular Nível II, os novos especialistas estarão aptos a atuarem nos mais diversos cenários de ocorrência que envolvam veículos leves e pesados, além de se tornarem multiplicadores dos conhecimentos obtidos.