O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) determinou o envio de mais uma equipe para o Rio Grande do Sul. A equipe, formada por um total de 15 bombeiros militares, incluindo dois binômios (cães e tutores), deixaram a cidade nesta madrugada (29), para integrar mais um esforço de apoio no trabalho de buscas por desaparecidos no estado do Rio Grande do Sul.

A equipe se desloca para atuação especializada em cenários de deslizamentos de terra, com o objetivo primordial de busca e recuperação de vítimas desaparecidas, além de fornecer suporte na coordenação e controle das atividades assistenciais à população afetada pelos eventos hidrogeológicos.

Os bombeiros seguiram por meio terrestre, com previsão de chegada em Bento Gonçalves, na próxima sexta-feira (31). A equipe tem a previsão inicial de permanecer em solo gaúcho até o dia 9 de junho.

Esta é a terceira vez que o CBMMG envia uma equipe para a região. Em outubro do ano passado, uma equipe formada por quatro militares e três cães de busca atuaram no Vale do Taquari, na faixa central do RS, região que foi fortemente assolada por enchentes. Na ocasião, os binômios ajudaram na localização de vítimas que estavam desaparecidas. A corporação reafirma o seu papel também na fase de recuperação dos locais atingidos por desastres, compartilhando conhecimentos e técnicas aplicadas em operações de movimento de massa e soterramentos.

Binômio de Uberaba refoça a equipe

Na manhã da última terça-feira, 28,  o sargento Arduine do 8º Batalhão de Bombeiros de Uberaba e a cadela Agnes viajaram para Belo Horizonte para compor a equipe que irá atuar no Rio Grande do Sul.

Por solicitação da Ligabom (Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil), militares de Minas Gerais, São Paulo, Espírito e Santa Catarina enviarão reforços conjuntos para as buscas após desastre no sul do país. A equipe ficará no estado nas próximas semanas e será rendida por nova equipe dos estados de Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Paraná.

Quando os bombeiros se unem em resposta a essas situações, estão demonstrando um verdadeiro espírito de solidariedade e serviço à comunidade. Essa cooperação é crucial para garantir uma resposta rápida e eficaz diante de desafios tão complexos.

Bombeiro, o amigo certo nas horas incertas!