Em virtude das fortes chuvas que acometem o Estado de Pernambuco nos últimos dias e dos desdobramentos dos eventos hidrológicos e geológicos, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) enviou na manhã de hoje (29) equipes de busca e salvamento, inclusive com cães para ações de resposta, recuperação e reconstrução bem como apoio na coordenação e controle das ações da Força-Tarefa realizada naquele estado.

Na ocasião, onze militares do CBMMG atuarão na área de coordenação e de buscas em apoio ao Estado do Pernambuco como padrão de resposta de ajuda mútua e cooperação de esforços visando o breve restabelecimento da normalidade social.

Além do conhecimento técnico profissional de atendimento nesse tipo de ambiente sinistrado, os Bombeiros de Minas Gerais levam consigo recursos específicos para atuação em apoio às vítimas desaparecidas/soterradas como detector de vida sísmico, gerador, luzes de cena, materiais de escoramento/rompimento, salvamento em enchentes/veicular/terrestre/altura, escoras metálicas/hidráulicas/manuais, HTs digitais, bombas específicas para desmanche hidráulico, além de outros.

O apoio dos Corpos de Bombeiros Militares de outros estados está sendo articulado por intermédio do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil - LIGABOM, cuja atuação integrada já foi decisiva em outros desastres nacionais, sendo o último a atuação dos CBM nas enchentes da Bahia na virada do ano.

Na última terça-feira (31), quando o CBMMG completou 3 dias de atuação na região metropolitana do Recife, severamente atingida por fortes chuvas na última semana, os militares lidam agora com uma situação que exige muita perícia e planejamento. Devido à absurda precipitação dos últimos dias, o solo encontra-se extremamente saturado, o que aumenta muito a possibilidade de colapso. Qualquer chuva, por mais fina que seja, pode desencadear nova movimentação de massa.

A noite anterior ainda foi de chuva constante e a garoa no dia de hoje, de certa forma, prejudica a operação, mas ainda assim as buscas permanecem no bairro Curado IV, local que ainda há duas pessoas desaparecidas.

A equipe, composta por 11 militares, e que conta também com um cão e equipamentos segue de prontidão para atuar mesmo em meio a delicadeza do momento.Importante lembrar que a atuação dos bombeiros militares de Minas acontece em apoio ao Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, numa ação integrada que está sendo articulada pelo Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil – Ligabom.