CBMMG, em parceria com UFJF, inicia especialização em Gestão Pública em Proteção e Defesa Civil

Início / Notícias Criado em: 30-04-2021 às 08h:39

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), iniciou na última quarta-feira (28), as atividades da Especialização lato sensu de “Gestão Pública em Proteção e Defesa Civil”, com um encontro virtual e participação do corpo docente, professores da UFJF e militares do CBMMG, e os 40 discentes selecionados.

No primeiro encontro foi realizada uma cerimônia de abertura, sob a coordenação do professor doutor Jordan Henrique de Souza, Coordenador do curso, com a participação do coronel Eduardo Ângelo Gomes da Silva, comandante do 3º Comando Operacional de Bombeiros, representando o diretor do Centro de Ensino à Distância da UFJF, o professor doutor Anderson Castanha, a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da UFJF, Profª Drª Mônica Ribeiro de Oliveira e o Dr. Clément da Cruz, do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres/ONU – UNDRR.

Destacou o coronel Eduardo Ângelo Gomes da Silva, a importância da parceria com a UFJF para o fortalecimento da doutrina de Proteção e Defesa Civil no País e na formação dos agentes de Proteção e Defesa Civil. Ressaltou a inovadora cooperação CBMMG e UFJF na qualificação do referido público, bem como a importância da interação de um grupo interdisciplinar na Especialização ofertada gratuitamente aos interessados na temática.

O curso, que possui carga-horária de 400 horas, será realizado no formato à distância, gratuitamente, e objetiva capacitar profissionais para uma atuação efetiva na área, a fim de fortalecer as ações de Proteção e Defesa Civil na União, Estados e Municípios, para uma correta Gestão dos Riscos e Gestão dos desastres e eventos de grande impacto no País.

Link da gravação do primeiro encontro da especialização: https://youtu.be/P_mnvjylmMo

Fazem parte do corpo docente militares do CBMMG, sendo eles:

coronel Alexandre Humia Casarim
major Paulo Afonso Montezano Crispim
major Ivan Santos Pereira Neto
major Rafael Neves Cosendey
major Kleber Silveira de Castro
major Patrick Tavares Gomes
major Arthur Fábio Ferreira
capitão Herbert Aquino Marcelino
capitão Nágela Lamim da Silva Freire
capitão Ricardo A. Ferreira Quadros
capitão Carlos Eduardo Guilarducci F.
capitão Filemon Henrique Costa Fernandes
capitão Tales Roberto da Silva