O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) tem várias responsabilidades elencadas na Constituição Estadual de Minas Gerais do ano de 1989 como: a coordenação e a execução de ações de defesa civil, a prevenção e combate a incêndio, busca e salvamento e em especial, atuação em qualquer tipo de catástrofe. Com o destaque para as recentes ações operacionais em favor da população mineira em resgates em situações de desastres, sejam em chuvas intensas e inundações, sejam em grandes incêndios urbanos, florestais e rurais e tantos outros apoios e suporte à comunidade, a corporação mineira se colocou em posição de destaque nacional e internacional como referência de prestação de serviços de urgência e emergência aos cidadãos.
Esse protagonismo chamou a atenção do maior grupo de logística da ONU: o Logistics Cluster (https://logcluster.org/), que em parceria com o CBMMG ofereceu o curso "Capacitação de Coordenação Logística para Emergências", com carga horária total de 14 (quatorze) horas, sendo 2 horas de Ensino à Distância (EaD online) e 12 (doze) horas presenciais. O curso foi realizado nos dias 24 e 25 de maio com os objetivos de promover o desenvolvimento de capacidades logísticas em emergência; compartilhar conhecimento institucional e boas práticas em gestão de logística humanitária; e promover a cooperação logística entre atores públicos, privados e humanitários no Brasil.
O Cluster de Logística procura, em conjunto com os atores humanitários, fortalecer a coordenação logística humanitária para melhorar a eficiência das respostas à desastres e catástrofes. O Cluster de Logística concentra seu trabalho em três áreas principais: coordenação logística, atuando como vetor entre parceiros humanitários, autoridades de governo e setor privado; gestão da informação, facilitando a atualização da informação logística e a sua troca entre parceiros humanitários; e o fortalecimento de capacidades, proporcionando formação ad hoc, bem como facilitando o estabelecimento de linhas de trabalho conjunto com as autoridades competentes e parceiros na definição de planos de contingência no país.
O instrutor Eric Itin é Expert em Logística e conduziu o curso, destacando a importância da integração das agência humanitárias, ONG e órgãos de governo de todos os níveis para preparar suas instituições previamente às respostas aos desastres: "estar prontos antecipadamente não é apenas ter os recursos humanos e logísticos prontos, mas também saber como agir e atuar em conjunto com demais parceiros em favor da população". O professor já esteve várias vezes em missões no Afeganistão, Iêmen, Iraque, Moçambique e outros países atuando como Coordenador Logístico e destacou: "quando a logística é feita em conjunto, há mais energia, sinergia e economia dinheiro, deixando mais tempo e atenção para as agências atuarem em suas ações finalísticas".
Os participantes puderam aprender os conceitos humanitários, importância da correta aplicação da cadeia de suprimentos humanitários, técnicas de aproximação de agências de socorro e ajuda, e ainda participaram de um grande simulado table-top com entrada intensa de informações e grande fluxo de tomada de decisões. Para o Capitão Jonas Linke da Diretoria de Logística do CBMMG "a experiência foi muito enriquecedora e de boas vibrações, estou grato a todos pela oportunidade de convivência e aprendizado conjunto". A Vice-Presidente nacional da Cruz Vermelha Brasileira Luciana PorDeus reportou que "a logística vai salvar vidas - e garantir que todos trabalhem em conjunto foi uma vivência incrível". O Coordenador de Ações de Resposta a Desastres da Cruz Vermelha Brasileira Leonardo Ali disse que "sou muito grato a essa oportunidade única que tive de conhecer agentes de transformação em todo território nacional; gratidão por conhecer os possíveis atores de um desastre em um período de normalidade / capacitação".
O curso, que teve o apoio da Fiundação SALVAR, foi desenhado para ter representantes de todas as agências que atuam em favor da comunidade e contou com 32 participantes das seguintes agências: Corpos de Bombeiros Militares dos seguintes Estados do Brasil: Sergipe, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, e Minas Gerais; Defesa Civil Nacional: CENAD (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres); Defesa Civil Estadual; Defesa Civil Belo Horizonte; Cruz Vermelha Brasileira e Cruz Vermelha Minas Gerais; UNICEF; ADRA (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais); Ação Cidadania; CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento); GolLog; SADA e TRANSPES.