CBMMG, SES e CIS-Urg realizam o Curso de Adaptação ao Serviço Aeromédico

Início / Notícias Criado em: 06-01-2023 às 14h:53

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) promoveu mais uma qualificação dos profissionais do SAAV – Suporte Aéreo Avançado de Vida. O Curso de Adaptação ao Serviço Aeromédico (ASA) ocorreu nos dias 03 a 05 de janeiro de 2023 com diversas atividades de capacitação e treinamento que foram desenvolvidas pelos militares do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e equipe médica do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG).

Foram treinados 18 médicos, 18 enfermeiros e 02 bombeiros que cumpriram os requisitos do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil - RBAC nº 90 ao passarem pelas disciplinas de Fisiologia de Voo, Legislação aplicada, Procedimentos de enfermagem, Noções básicas de aeronaves, Práticas com aeronaves de asas rotativas, sobrevivência em locais inóspitos e Prática aquática.

O médico do CIS-URG, Caio Gonçalves Nogueira, destacou a importância do ASA para a prática profissional: “o treinamento superou minhas expectativas em relação às técnicas ensinadas”. Ainda, o médico salienta que “em nenhum local que eu já trabalhei recebi tamanha preparação para exercer as minhas funções”.

Os profissionais foram preparados para lidar com a adversidades e prática da autoproteção, assim como conhecer os procedimentos de emergências e familiariza-se com a comunicação aeronáutica. As atividades foram desenvolvidas no Batalhão de Operações Aéreas, Academia de Bombeiros Militar e no Centro de Instrução Duque de Caxias durante três dias com 40 horas/aulas.