CBMMG e PMMG lançam campanha “Qualidade de Vida e Saúde Mental em Tempos de Pandemia”

Início / Notícias Criado em: 08-04-2021 às 17h:11

Comprometidos com a saúde física e emocional das tropas, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) lançaram nesta semana, mais especificamente ontem (7), Dia Mundial da Saúde, a campanha “Qualidade de Vida e Saúde Mental em Tempos de Pandemia”.

O lançamento da campanha ocorre em um momento oportuno e singular em que os bombeiros e policiais, além de estarem mais expostos, estão também enfrentando grandes desafios emocionais criados neste contexto de pandemia. Trata-se, portanto, de um esforço voltado para a promoção da qualidade de vida dos militares em todo o estado.

Sensíveis ao momento, as instituições laçam então duas cartilhas: "Qualidade de Vida e Saúde Mental em Tempos de Pandemia" e "Liderança Militar em Tempos de Crise". As cartilhas propõem capacitações, treinamentos, orientações e dicas que visem à promoção da saúde física e mental da família militar.

Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Edgard Estevo da Silva, “o momento exige um olhar atento e sensível às necessidades de nossas tropas. Já enfrentamos muitas situações desafiadoras, nas quais o militar está apto a superá-las, mas a pandemia alterou a realidade mundial, provocando uma desordem física e emocional, levando muitos profissionais à beira do esgotamento. Por isso, é muito importante munir nossa tropa de soluções e alternativas que promovam melhores condições de saúde física e mental, evitando que nossos militares mergulhem em quadros depressivos e sofram com outros males relacionados à prolongada exposição da pandemia. Além desse material, a tropa continuará contando com o comprometimento e a dedicação dos nossos profissionais da saúde que tem se desdobrado nesse tempo, em busca do melhor atendimento para nossos militares  ” pontuou o comandante.

Em tempos de tantas notícias ruins, faz-se necessário filtrar bons conteúdos, praticar atividades físicas e momentos de relaxamento, procurar ler bons livros e manter a mente arejada mesmo em tempos tão sombrios. Nesse sentido, as cartilhas oferecem boas alternativas para cuidar do corpo e da mente, buscando qualidade de vida para a família militar.

Além da própria campanha de Qualidade de Vida e Saúde Mental em Tempos de Pandemia, que foi iniciada ontem, a Assessoria de Assistência à Saúde (AAS) do CBMMG mantém programas próprios para auxiliar no bem-estar dos militares dentro e fora da corporação. É muito importante que os militares tenham conhecimento dessas ações e se apropriem dos benefícios que estão a sua disposição.

Medidas:

Preparação: Edição de diretriz interna específica, visando o atendimento seguro durante o período de enfrentamento à covid-19. Foram produzidos também vídeos informativos e toda a tropa foi reciclada nos conhecimentos acerca de biossegurança, conteúdo que faz parte de todos os cursos de formação do CBMMG. Além disso, o Corpo de Bombeiros já possui, há muitos anos, uma Instrução Técnica específica sobre biossegurança, que já determinava uma série de medidas protetivas, tais como utilização de EPI´s, visando a proteção contra patógenos, protocolos de limpeza e desinfecção de viaturas e vestes contaminadas, protocolos de higienização de mãos, entre outros.

Expediente: Além do reforço dessas medidas, os militares que trabalham administrativamente estão cumprindo o expediente preferencialmente em regime de teletrabalho, objetivando a contenção da disseminação do vírus.

Proteção: Distribuição de equipamentos de proteção individual, máscaras, óculos, luvas, álcool em gel e demais utensílios fundamentais para a proteção dos militares.

Atuação no enfrentamento: O Corpo de Bombeiros Militar age de forma integrada com o Governo do Estado e em apoio aos demais órgãos competentes para garantir os objetivos de enfrentamento aos impactos do coronavírus, conforme o protocolo do Plano de Contingência da covid-19. A corporação desenvolveu um protocolo específico de atuação para esse período e continua de prontidão contribuindo com o planejamento e execução das ações relacionadas (montagem de hospitais de campanha, capacitação de prefeituras na desinfecção, etc).

Monitoramento de militares contaminados: dentro dos protocolos adotados internamente, a equipe médica faz o monitoramento constante dos militares, para detectar o aparecimento de qualquer tipo de sintoma, além dos próprios chefes de equipes estarem orientados a realizar esse monitoramento e direcionamento caso detectem algo suspeito. Afastamento de militares contaminados e acompanhamento constante durante o tratamento.