O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) participou na última sexta-feira (21), em Ouro Preto, da cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, a mais importante honraria concedida pelo Estado a personalidades e instituições com contribuição marcante para o desenvolvimento de Minas Gerais e do país.

O evento foi marcado por dois momentos: o primeiro aconteceu na Praça Tiradentes, onde ocorreram honras militares, reverenciando a memória de Tiradentes, junto ao monumento. Em seguida, o Batalhão de Polícia de Guardas realizou a salva de 21 tiros de festim e os cadetes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar de Minas Gerais compuseram o desfile pelas ruas de Ouro Preto.

O governador do Estado, Romeu Zema, recebeu na Praça Tiradentes o fogo simbólico, chama que representa o objetivo de manter vivos os ideais construídos a partir da Inconfidência Mineira.

A chefe do Estado-Maior e subcomandante-geral do CBMMG, coronel Daniela Lopes Rocha da Costa, recebeu a Grande Medalha, criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck. A honraria é concedida a pessoas que contribuíram para a projeção e valorização de Minas Gerais.

Também foram homenageados os seguintes bombeiros militares: coronel André Humia Casarim, tenente-coronel Giderson Martins das Neves, sargento William Lopes Tristão e a sargento Joselayne Fernandes Pessoa.

Bombeiros recebem Medalha Inconfidência referentes a 2020 e 2022

Na última terça-feira (18), quatro militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais foram homenageados pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) no Salão Nobre do Parlamento mineiro, com a Medalha da Inconfidência, edições 2020 e 2022. Receberam a medalha o coronel Robespierre de Oliveira Silva, coronel Edirlei Viana da Silva, sargento Wender de Freitas Ferreira e a cabo Tailane Aparecida Teixeira.

A honraria  é tradicionalmente entregue no dia 21 de abril, Dia de Tiradentes. O evento no Salão Nobre foi sugerido pelos conselheiros da Medalha para que os agraciados das duas edições fizessem a retirada e celebrassem a ocasião, realizada na Semana do Dia da Inconfidência.