Na noite de ontem (9), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) participou da solenidade em comemoração aos 86 anos do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG), realizada no auditório do Clube dos Oficiais Militares Mineiros (COMM) e marcada pela presença de magistrados, servidores e autoridades convidadas.

A abertura da sessão solene foi realizada pelo presidente do TJMMG, desembargador coronel Rúbio Paulino Coelho, que ressaltou o importante papel da Justiça Militar Estadual no controle das ações das corporações militares estaduais, contribuindo para a manutenção da ordem e da tranquilidade pública.

Durante a cerimônia, foi realizada a outorga do Colar do Mérito Judiciário Militar, comenda destinada a agraciar magistrados do TJMMG, bem como pessoas físicas ou jurídicas que tenham prestado relevantes serviços à Justiça Militar Estadual ou à sociedade. Entre as autoridades agraciadas este ano, está o comandante-geral do CBMMG, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho.

Também foi entregue a Medalha do Mérito Judiciário Militar, instituída em 2007 para agraciar juízes de direito do Juízo Militar, pessoas físicas ou jurídicas que tenham prestado relevantes serviços à JME ou à sociedade, assim como os servidores que completaram 15 anos de relevantes serviços prestados à Justiça Militar mineira, sendo agraciados a chefe do Estado-Maior do CBMMG e subcomandante-geral, coronel Daniela Lopes Rocha da Costa e o comandante do 6º Comando Operacional de Bombeiros (6º COB), coronel Edirlei Viana da Silva.

Representando os homenageados da noite, o Presidente do Superior Tribunal Militar, ministro tenente-brigadeiro do ar, Francisco Joseli Parente Camelo agradeceu a honrosa condecoração e destacou o caminho que o TJMMG percorreu ao longo da sua trajetória de 86 anos de luta pela manutenção da disciplina e da hierarquia daqueles que integram a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar.

Durante a solenidade também foi realizada uma homenagem aos 150 anos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), celebrado este ano. O presidente do TJMMG descerrou uma placa alusiva junto à terceira vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta, na solenidade representando o presidente da Corte Mineira José Arthur de Carvalho Pereira Filho.

Em seu discurso, a desembargadora abordou a importância da trajetória de parceria entre TJMG e do TJMMG na missão de produzir o bem comum e a paz social e destacou o reconhecimento dos tribunais devido ao qualificado corpo de magistrados e servidores que possuem.