Na histórica Ouro Preto, a celebração do 21 de abril, data que marca a memória de Tiradentes e o ideal de liberdade da Inconfidência Mineira, foi marcada por uma solenidade que uniu diversas personalidades e instituições para a entrega da Medalha da Inconfidência. O evento foi realizado na praça Tiradentes, no coração da cidade histórica, com a presença de autoridades, representantes da sociedade e integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) para honrar o passado e o presente de serviço ao estado.

O ponto central da cerimônia foi a outorga de medalhas a diversas autoridades que se destacaram em suas áreas de atuação, contribuindo significativamente para o desenvolvimento e a segurança de Minas Gerais. Entre os homenageados, 5 militares do  Corpo de Bombeiros Militar foram agraciados, por desempenhar papel de destaque, com demonstração de dedicação e profissionalismo em suas missões de salvar vidas e proteger o patrimônio.

A cerimônia foi presidida pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que exaltou o compromisso de Minas com valores históricos, como a luta por um processo mais democrático e de liberdade, com a transferência da capital para a cidade que foi a sede administrativa de Minas Gerais, de 1823 a 1897.

Foram agraciados a comandante-geral do CBMMG, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, o chefe do Estado-Maior, coronel Moisés Magalhães de Sousa, Tenente-coronel Welter Alves das Chagas, subtenente Robson Tadeu de Paula, e o cabo Vitor Hugo dos Reis Sena, cujas ações exemplares foram reconhecidas durante a cerimônia.

Além dos bombeiros militares, outras autoridades civis e militares também foram agraciadas por seus relevantes serviços em áreas como segurança pública, educação, saúde e administração pública. A solenidade reforçou a importância da união de esforços em prol do bem comum e da valorização daqueles que se dedicam a servir à sociedade mineira.

A solenidade da entrega da Medalha da Inconfidência foi composta por dois momentos distintos em Ouro Preto. Primeiro, houve a honra militar, com a presença dos Dragões da Inconfidência, o hasteamento da bandeira, a colocação de flores no monumento ao mártir da Inconfidência Mineira e a salva de 21 tiros. O ato foi realizado na Praça Tiradentes, no coração da cidade histórica.

Depois disso, foi a vez do ato de entrega da Medalha da Inconfidência no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

Texto: Colaboração Agência Minas