O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) participou, nesta quinta-feira (8) da Operação Petróleo Real que encontrou diversas irregularidades em postos de combustíveis de Minas Gerais em dois dias de intenso trabalho integrado. A ação, que envolveu um efetivo de 490 servidores de diversas instituições, aconteceu em 63 municípios mineiros. Ao todo, 516 postos foram vistoriados e, destes, 203 apresentaram alguma irregularidade e foram autuados. Os números mostram que 39% dos estabelecimentos fiscalizados pela Operação Petróleo Real apresentaram irregularidades.

As fiscalizações aconteceram de forma integrada com a participação e operacionalização efetiva do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Civil de Minas Gerais, Procons Municipais, Procon Estadual, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - Núcleo Regional Minas Gerais (ANP-MG), Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (IPEM-MG), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e também o apoio da Secretaria de Estado de Fazenda.

Janaúba

6º Pelotão de Bombeiros de Janaúba, juntamente com o IPEM (Instituto de Pesos e Medidas), Procon, Polícia Civil e outros órgãos de fiscalização da Prefeitura Municipal de Janaúba realizaram nesta manhã de quinta-feira, dia 08 de julho de 2021 a operação "Petróleo Real", designada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e SEOPI (Secretaria de Operações Integradas).

A finalidade desta operação foi atestar a segurança em geral e a qualidade do combustível comercializado na cidade.

O Corpo de Bombeiros, dentro de sua área de competência, fiscalizou os empreendimentos no tocante à segurança contra incêndio e pânico, com vistas a preservar vidas e bens dos funcionários e clientes dos empreendimentos, de forma a garantir que os postos de combustíveis cumpram com as obrigações e mantenham seu AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) regular.

Desta forma, as edificações foram orientadas e notificadas a corrigir possíveis irregularidades que foram identificadas, de maneira que todas elas possam manter a segurança em suas edificações e prosperar com suas atividades prestando um serviço de qualidade e seguro para a população janaubense.