CBMMG dá as boas-vindas aos mais de 500 futuros novos soldados que irão reforçar o efetivo

Início / Notícias Criado em: 04-11-2020 às 11h:54

Na manhã desta terça-feira (3), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) iniciou a recepção dos novos discentes do Curso de Formação de Soldados 2020 (CFSd-2020). O início do curso estava previsto para ocorrer no princípio do ano, mas devido à situação pandêmica no estado foi adiado para novembro, a fim de garantir a saúde de todos os envolvidos.

A chegada dos novos soldados acontece em momento estratégico, uma vez que o CBMMG busca, de forma contínua, aumentar a sua presença no território mineiro, que hoje conta com unidades em 76 municípios que abrangem todo o território, utilizando para isso equipes terrestres e bases aéreas, que possuem helicópteros e aviões capazes de chegar em qualquer ponto do estado.

Essa expansão garante um atendimento cada vez mais eficaz ao cidadão mineiro que, mesmo em um momento no qual tantos desafios de ordem econômica/financeira são enfrentados pelo governo estadual, pôde contar com o empenho do governador do Estado, Romeu Zema, na garantia de uma Minas mais segura.

Em sua fala, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Edgard Estevo da Silva, enfatizou que “a missão da corporação é servir a sociedade, garantindo o melhor atendimento no menor tempo possível à população mineira. Para isso, é fundamental uma quantidade adequada de militares distribuídos pelo nosso estado e com uma formação técnica e acadêmica consistentes”, afirmou.

Ele destacou ainda que a entrada dos novos soldados é fundamental para a recomposição do quadro, e nesse sentindo existe um compromisso do governo de Minas em continuar se esforçando para garantir a recomposição e manutenção da prestação de um trabalho cada vez mais eficiente para a população mineira.

Durante os dois dias de palestras, os novos integrantes tiveram instruções sobre Comunicação Organizacional pela BM5, apresentação do Plano de Comando por parte da Asplan, orientações quanto ao protocolo de enfrentamento à Covid-19 pela AAS, instruções sobre o comportamento individual na carreira militar pela Corregedoria, entre outros assuntos que incluem normas, direitos, deveres, pilares de hierarquia e disciplina.

A emoção do primeiro contato dos novos bombeiros com a corporação estava estampada em muitos olhares e nas reações diante do que viram e ouviram. Um dos momentos mais emocionantes foi a exibição de um dos vídeos da maior operação de busca e resgate do Brasil, a Operação Brumadinho, que ressalta a importância de um trabalho sério e comprometido com a população mineira na busca pelas vítimas do desastre.  Um mundo de informações que se abre sobre mentes que a partir de agora dedicarão todo o tempo e esforços a aprender o máximo e buscar constante capacitação em favor de vidas e bens.

Os 515 futuros soldados, após aprovados em concurso público ─ com fases que incluem provas escritas, físicas e exames médicos, psicológicos e toxicológicos ─ passarão por um rigoroso curso de formação, com duração aproximada de 9 meses, em regime integral. No curso, passarão por um processo formativo que envolve atividades teóricas, práticas e simulações para estarem aptos a desenvolver as funções inerentes aos bombeiros militares.

Todo o curso, incluindo aulas práticas e teóricas, seguirá um protocolo detalhado que foi submetido à Secretaria Estadual de Saúde (SES) e será aplicado na íntegra com regras tais como número máximo de militares por sala de aula que respeite o devido distanciamento, utilização de máscaras, álcool em gel para assepsia das mãos e dos equipamentos utilizados e uma série de cuidados que serão seguidos para minimizar os riscos de contágios dos novos integrantes, bem como instrutores e colaboradores.