CBMMG divulga novas destinações de emendas parlamentares

Início / Notícias Criado em: 22-06-2021 às 15h:27

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), por meio de um planejamento ousado, tem buscado soluções para resolver questões orçamentarias e ampliar a capacidade de atendimento em todo o estado sem perder de vista a qualidade e a eficiência que faz da corporação referência em várias frentes de atuação.

Em tempos de orçamentos enxutos, as emendas parlamentares continuam sendo fundamentais para aprimorar a infraestrutura, a formação e a distribuição de recursos nas unidades. No intuito de dar publicidade e transparência aos recursos adquiridos por meio das emendas, explicitamos a seguir a destinação de parte dessa receita.

ARAGUARI

No mês de junho a 2ª Companhia de Bombeiros Militar, na cidade de Araguari, realizou o ato de entrega de duas viaturas Auto Patrulha de Vistoria (APV), oito mochilas costais e três micro retificas, provenientes de indicação de emenda parlamentar do deputado estadual Luiz Humberto Carneiro.

A partir de então, esses recursos logísticos passam a integrar a estrutura da 2ª Companhia de Bombeiros Militar para o atendimento ao município de Araguari e região.

A Auto Patrulha de Vistoria irá compor o quadro de viaturas de Pelotão de Prevenção e Vistoria e serviços administrativos. Já as mochilas costais serão utilizadas nas ocorrências de combate a incêndios florestais.

A unidade de Araguari já tinha recebido no final de maio, uma viatura Auto Patrulha de Vistoria (APV), uma Unidade de Resgate (UR) e 25 capacetes de salvamento terrestre, provenientes de indicação de emenda parlamentar do deputado federal Sérgio Lúcio de Almeida (tenente Lúcio).

A Unidade de Resgate para atendimentos de ocorrências pré-hospitalares é uma viatura que proporciona o suporte básico de vida para a sociedade mineira no atendimento pré-hospitalar. A Auto Patrulha de Vistoria irá compor o quadro de viaturas de Pelotão de Prevenção e Vistoria e serviços administrativos.

Os 25 Capacetes de Salvamento Terrestre serão para atividades de busca e salvamento. São equipamentos de proteção individuais essenciais nos atendimentos do Corpo de Bombeiro Militar.

2º BBM - Contagem

Em maio deste ano, na sede do 2º BBM, também aconteceu a entrega simbólica de equipamentos operacionais viabilizados através de emenda parlamentar destinada ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, pelo deputado estadual Wendel Mesquita. A emenda parlamentar é um instrumento que possibilita destinar aos órgãos da segurança pública meios para atender as demandas sociais.

Neste sentido, as emendas conquistadas pelo deputado Wendel Mesquita beneficiarão diversas unidades e frações do CBMMG localizadas em Belo Horizonte, Contagem, Ribeirão das Neves e Juatuba, além de todos os demais municípios da área de articulação do 2º Batalhão.

Com o recurso disponibilizado foram adquiridos: equipamentos para treinamento de atendimento pré-hospitalar (bonecos tipo dorso: bebê, infantil e adulto); projetores e notebooks.

A emenda teve como objetivo a aquisição de equipamentos destinados à formação de cursos de atendimento pré-hospitalar, direcionados ao público civil. A ação do parlamentar é fundamental para corporação, tendo um impacto positivo na prestação de serviço do CBMMG e um ganho imensurável para sociedade, possibilitando que vidas sejam salvas.

7º BBM – Montes Claros

No final de maio, em uma solenidade restrita devido à pandemia, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), recebeu duas Unidades de Resgate (UR) para o 7º BBM equipamentos operacionais para a 3ª Companhia Especial de Operações Aéreas (3ª CEOA) também localizada no município, responsável pelos atendimentos aeromédicos, em parceria com o SAMU.

Os recursos para a aquisição de uma das Unidades de Resgate, foram provenientes de Emenda Parlamentar do Deputado Federal Eros Biondini. Já os equipamentos operacionais, foram adquiridos por emenda parlamentar do deputado estadual Arlen Santiago. O 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM) em Montes Claros, recebeu um importante reforço para o atendimento de ocorrências na cidade e região.

Durante a solenidade de entrega, os dois parlamentares destacaram a importância de manter o Corpo de Bombeiros bem equipados na região norte do estado, se comprometendo em continuar apoiando a corporação em projetos futuros.

O Comandante do 4º Comando Operacional de Bombeiros (4º COB), coronel BM Fernando Augusto Alves Ferreira, em seu discurso disse que a nova viatura contribuirá para a ampliação do número de pessoas atendidas e de vidas salvas em Montes Claros e no norte de Minas, contribuindo ainda para a diminuição do tempo resposta do Corpo de Bombeiros.